Search
Close this search box.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou nesta segunda-feira (18) a fase presencial do curso de capacitação dos mais de 180 mil classificados para trabalhar no Censo 2022. Esse treinamento é a parte final do processo seletivo simplificado dos recenseadores e ocorrerá em milhares de locais espalhados por quase todos os municípios do país, ao longo desta semana. A próxima etapa será o início das visitas domiciliares em 1º de agosto.
Os recenseadores estão recebendo treinamento sobre as perguntas dos questionários do censo, sobre a abordagem aos moradores, percurso de trabalho e como atingir todo o seu setor censitário.
Em Santo Antônio da Patrulha, conforme a FOLHA PATRULHENSE divulgou na edição da semana passada, são em número de 42 os recenseadores envolvidos neste trabalho, todos sob a supervisão de Maria Aparecida Missel Santana.
A expectativa é de que os números cheguem a 50 mil habitantes em Santo Antônio da Patrulha, após o minucioso levantamento a ser realizado e que abrange também questões relacionadas às condições domiciliares. De acordo com o presidente do IBGE Eduardo Rios Neto O IBGE planeja fazer a coleta do Censo nos meses de agosto, setembro e outubro, revisar os dados em novembro e divulgar os primeiros resultados já em dezembro. Segundo Rios Neto, a divulgação dos últimos Censos levou quase 2 anos, mas a tecnologia deve permitir uma publicação mais rápida desta vez. Esta coleta deverá ser encerrada dia 31 de outubro deste ano.
COMO IDENTIFICAR O RECENSEADOR
Esta é uma pergunta que todos fazem para garantir a segurança dos que forem acordados.
O recenseador estará vestido com um colete azul marinho, grafado com a sigla IBGE, utilizará um boné da mesma cor, com os dizeres “Censo 2020”.
Explicação: o Censo deveria ter sido realizado no ano 2020, mas em virtude da pandemia, terminou sendo adiado.
Ele irá perguntar a você qual o número de pessoas residindo na mesma casa, relação de parentesco entre elas, sua identificação étnico-racial, se sabem ler e escrever e quanto é a renda bruta mensal do responsável pela residência.
Outro ponto muito importante para que o morador se certifique de que é realmente um recenseador do IBGE que estará fazendo as perguntas: No colete, o recenseador exibirá um crachá onde está seu nome completo, número da matrícula, além de RG ou CPF. Também haverá um QR Code que, ao ser acessado com o celular, levará ao site Respondendo IBGE, para que o entrevistado possa confirmar se o agente realmente está vinculado àquele Instituto. Anote o endereço do portal: respondendo.ibge.gov.br. Ou então ligue para o 0800 721 8181. Feito isso, você se certificará se realmente é um recenseador que o está abordando. Responda as perguntas sem medo, porque os dados são sigilosos. O IBGE, em hipótese alguma, repassará seus dados a terceiros e muito menos os divulgará.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade