A CEEE Equatorial inicia, em agosto, investimentos expressivos para a modernização da rede elétrica de Santo Antônio da Patrulha. As obras beneficiarão os 45 mil habitantes do município, garantindo mais qualidade e confiabilidade no fornecimento de energia. O investimento é superior a R$ 3,8 milhões, com obras de manutenção e melhorias na estrutura da rede.
Entre as principais ações, a empresa fará a troca de 13 quilômetros de cabos e a instalação de novos transformadores e equipamentos de manobra, que incluem dispositivos de proteção capazes de isolar problemas na rede, minimizando o impacto para os clientes.
Automatização da rede
Uma parte do investimento, cerca de 10%, será destinada à instalação de religadores automáticos. Esses equipamentos inteligentes reduzem o tempo de interrupção no fornecimento de energia, pois permitem a realização de manobras à distância, sem necessidade de deslocamento.
“Esses dispositivos atuam sem a necessidade de intervenção humana, o que traz mais agilidade e confiabilidade para o sistema da região. Tudo pode ser feito remotamente, reduzindo o número de clientes desabastecidos durante alguma ocorrência na rede elétrica”, explica Sérgio Appel, gerente de Obras e Manutenção da CEEE Equatorial.
Além do investimento atual, a CEEE Equatorial já planeja um novo aporte de mais de R$ 2,1 milhões. A obra começa ainda este ano e tem entrega prevista para o primeiro semestre de 2026. O trabalho prevê a instalação de equipamentos de proteção e controle que farão a interligação entre as subestações Osório 2 e Taquara, aumentando a confiabilidade e estabilidade no fornecimento para toda a região.
Esses são apenas alguns dos investimentos que vêm sendo realizados pela CEEE Equatorial em Santo Antônio da Patrulha para garantir o fornecimento de energia elétrica de qualidade à população.