Cavalgada das Patroas leva mais de cem mulheres às ruas da cidade

Apenas mulheres desfilando à cavalo não é algo muito comum em Santo Antônio.
Mas aconteceu e não é a primeira vez.
A ideia é de Manoela Medeiros, uma entusiasta das coisas do Rio Grande. Integrante do Piquete Os Araganos em que é laçadora, ela conseguiu reunir 105 mulheres para participar do evento realizado na manhã de domingo (22), para lembrar o Outubro Rosa.
“Tive a ideia ano passado, onde aconteceu a primeira cavalgada das patroas, em homenagem ao Outubro Rosa, o movimento foi criado para lembrar o quão importante é lutarmos por essa causa!
Tenho uma parceria com a Delícias da Cancela onde acontecem os almoços, pois o Gabriel e a Maria Elena cedem o espaço.
Vale lembrar que eu organizo, mas quem faz o evento são nossas queridas patroas que veem, às vezes de longe, para participarem.
Este ano convidamos a Telma para levar a bandeira da Liga Feminina de Combate ao Câncer, numa homenagem à ela.”
Telma Oliveira é bem conhecida na cidade pela sua luta para superar o câncer, saindo-se vencedora e hoje sendo citada como exemplo.

CAVALGADA
Cada mulher caprichou na sua montaria. A beleza feminina desfilando pelas ruas e avenidas da cidade chamou a atenção, o que deixou sua organizadora muito feliz.
Concentradas perto do CTG Patrulha do Rio Grande, mas nada tendo a ver com aquele Centro de Tradições, elas percorreram a cidade baixa, se dirigindo à Cancela Preta onde ocorreu a culminância.
Aquele local foi escolhido por ser onde existe o Restaurante Delícias da Cancela, onde Manoel fez parceria com os proprietários.

QUEIXA
Não fosse por um detalhe que a entristeceu, tudo teria transcorrido bem. Ela gostaria de ter o prefeito e o vice presentes. “Nem que fosse só dez minutos para prestigiar a passagem do desfile”, lamentou ela, que se disse muito triste pelo que ocorreu.
“Ano passado não foram. Eu não tinha mandado ofício para eles, então entendi… Este ano mandei um ofício, para eles irem, e não me deram nenhuma resposta e não divulgaram também.
Fiquei bem triste, pois poderiam mandar pelo menos uma pessoa lá no dia para assistir ao desfile. A única pessoa que envolve a prefeitura e que estava presente foi a Jacira, porque ela anda a cavalo, então esse ano a convidei para levar a bandeira do município.”

SECRETARIA, BOMBEIROS E BRIGADA
Mas de outra parte, agradece à Secretaria de Obras que mandou operários para a limpeza das ruas depois da passagem dos animais. Agradecimentos também à Brigada Militar e ao Corpo de Bombeiros Militar.
Por fim, Manoela lembra que o movimento arrecada fundos para a Liga e por isso a parceria com o restaurante da Cancela Preta. Também atua com vakinha para a mesma finalidade.
Mas se este ano a organizadora não estava no desfile, em 2024 ela estará com Vicente nos braços, o bebê que ela carrega em seu ventre e que deverá ser tão ligado às tradições como os pais.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade