Cássia Message vai correr na Maratona de Boston (EUA)

A maratonista e triatleta Cássia Message, única mulher patrulhense a disputar estas modalidades esportivas, está se preparando para correr na Maratona de Boston em abril do ano que vem.
Cássia conversou com a reportagem da FOLHA PATRULHENSE depois que o jornalista Tiago Vargas nos informou sobre esta intenção da conhecida desportista.
Nossa maratonista e triatleta conta que começou a correr aos 38 anos, embora sempre tenha sido entusiasta de esportes. “Comecei treinando para correr os primeiros 3km e as distâncias foram aumentando até a primeira meia maratona – 21km, em Porto Alegre, depois de 2 anos de treinos. Naquela época ainda achava impossível chegar aos 42,2km de uma maratona”, revela Cassia.
JUÍZA FOI A MOTIVADORA
Mas chegou um momento em que as coisas mudaram para melhor. “Foi no dia em que a Julieta Pinheiro, juíza do Trabalho de Guaíba, de quem eu era assistente na época, correu uma maratona para comemorar seus 42 anos de vida. Foi impressionante ver uma mulher super dedicada à família e ao trabalho encontrar tempo e disposição para treinar tanto. Acompanhei a prova, em Berlim, por um aplicativo que mostrava os quilômetros percorridos e me emocionei com a garra dela”, explica a desportista.
Frisa Cássia Message que a juíza e atleta foi a sua inspiração. “Resolvi treinar para também completar uma maratona, que fiz em Buenos Aires em setembro de 2019, me tornando a primeira mulher maratonista aqui de Santo Antônio, percorrendo a distância em 4h10min”.
INCENTIVO
Cássia diz que depois disso, como também já pedalava, seu treinador à época sugeriu que fizesse aulas de natação e tentasse uma prova de triathlon, nadando, pedalando e correndo.
“Completei dois ‘meio ironmans’, nas distâncias de 1900m de natação, 90km de bicicleta e 21km de corrida, conquistando uma vaga para o Mundial de Triathlon do Challenge, que aconteceu em Samorim, na Eslováquia, em maio de 2023, uma prova muito dura com a temperatura da água em 13ºC e muito vento no ciclismo, ficando na 16ª colocação feminina na faixa etária”.
COMO SURGIU BOSTON
Nossa entrevistada afirma que Boston surgiu junto com a vontade de correr uma maratona abaixo de 4h. A prova acontece sempre no feriado do Dia do Patriota nos Estados Unidos, a terceira segunda-feira de abril. Em 2024 será no dia 15 de abril. “É uma das maratonas mais desejadas do mundo, chamada a mãe das maratonas, a primeira fora das olimpíadas e também a primeira a admitir oficialmente participantes mulheres, por muito tempo consideradas incapazes de correr a distância”.
PERSISTÊNCIA
Explica Cássia que para correr em Boston é necessário índice, que significa uma maratona abaixo de um limite de tempo estipulado. Para mulheres entre 45 e 49 anos, esse índice é de 3h50min. ” Como podem ocorrer cortes caso haja mais inscritos do que vagas (a prova tem a participação de 30 mil atletas), é necessário ter o que chamamos de ‘gordura’, ou seja, um tempo ainda melhor do que o índice em si. Então eu, minha treinadora – que também se chama Cássia – e o Tiarles, meu namorado e parceiro de treinos, planejamos tentar o índice na Maratona de Floripa, que aconteceu no dia 27 de agosto, com tempo entre 3h30 e 3h40.
RESULTADO SURPREENDENTE
Com muito treino e dedicação, alimentação e descanso, veio um resultado sensacional e melhor do que o planejado, 3h28min14seg, tempo de sobra para garantir a vaga em Boston. Ainda consegui uma surpreendente classificação em 3º lugar na minha faixa etária e a 49ª posição entre as 759 mulheres participantes da prova”, ainda comemora nossa desportista.
Para que as mulheres se motivem a se dedicar ao Esporte, Cássia explica: “Se priorize e transforme seu sonho esportivo numa meta pessoal de vida. Envolva sua família e as pessoas mais próximas de você nessa jornada. Procure profissionais na sua modalidade para que juntos estabeleçam uma rotina de treinamento e reorganize o seu dia a dia reservando horário para os treinos. Treine com e sem vontade, nos dias bons e nos ruins. É o hábito que traz a disciplina. Valorize seu esforço e comemore cada pequena conquista e, quando atingir a meta, continue treinando. Você é do tamanho da sua luta pelos seus sonhos”, afirma com conhecimento de causa a futura participante da Maratona de Boston (Estados Unidos) em abril do ano que vem maratonista e triatleta patrulhense Cássia Message.
Parabéns, Cássia! Continue este caminho e sendo motivadora das mulheres que precisam de um impulso para seguir o teu exemplo!

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade