Casal patrulhense fala de suas experiências em visita à Europa

O empresário Arley Barreto e esposa Josélia Fraga estiveram durante um mês em viagem de férias na Europa, visitando Portugal e Espanha.
Ambos conversaram com a FOLHA PATRULHENSE sobre as experiências obtidas com esta viagem pelo Velho Mundo. Conforme Arley, ambos têm o sonho de conhecer toda a Europa e decidiram começar a viagem por Portugal, especialmente, para compressão da nossa própria história. “Uma viagem organizada desde 2020 para celebrar a nossa união e que pode somente ser realizada em 2022”, explica o empresário, acrescentando que para a visita aos locais escolhidos, locaram um motorhome, em Portugal, conhecida como “carrinha”. Assim o casal foi conhecer o país do sul ao norte.


PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA
“O que mais nos chamou a atenção é a preservação da história. Diversos nomes de cidades, inclusive, são conhecidos de Santo Antônio da Patrulha, a exemplo de Barcelos, Guimarães, Braga, dentre outros. Há uma convicção no País de que preservar a sua história, a cultura, as tradições, o patrimônio material e imaterial, é o que atrai milhões de turistas, tornando Portugal um dos destinos mais procurados do mundo”.
EDUCAÇÃO E HISTÓRIA
Josélia explica que como secretária da Educação pode visitar diversos museus e equipamentos sociais de imensa importância histórica tanto em Portugal, quanto na Espanha. “Destaco por exemplo a visita a Universidade de Coimbra, fundada em 1290, considerada uma das mais antigas do mundo, o Parque Infantil Portugal dos Piquenitos, onde uma mini cidade típica portuguesa foi construída permitindo as crianças aprenderem e vivenciarem pedagogicamente sua história e cultura”.

Josélia conta que teve ainda, uma agenda no Centro de Inovação Tecnológica em Aveiro, onde se desenvolvem as plataformas educacionais disponibilizadas aos professores e estudantes de Portugal. “Na oportunidade, conheci todo o sistema de ensino da região e observei os avanços educacionais existentes. Destaca-se o pleno acesso as tecnologias na rotina cotidiana dos professores para o planejamento de suas aulas, o estudo do meio local, e a consolidação das escolas bilíngues desde os anos iniciais. Portugal e Espanha possuem diversos parques naturais, museus de ciência natural e belas artes, oceanários e muitos castelos e monumentos. Todos estes espaços são abertos aos estudantes possibilitando o conhecimento e compreensão dos contextos social e histórico que constituíram estes países”.
MEDO DA VIOLÊNCIA NO BRASIL
Arley relata que ambos puderam perceber em contato com diversas pessoas pertencentes a todas as partes do mundo, o carinho, encantamento e a admiração que possuem pelo Brasil. “Contudo, em todas as conversas que tivemos, as pessoas sentem-se inseguras em visitar o Brasil em razão das notícias referentes a situação de muita violência existente aqui. Falam inclusive dos furtos, roubos e assassinatos que lá são noticiados”.
IDENTIFICAÇÃO HISTÓRICA
Ambos relatam também que diversas cidades que visitaram, especialmente em Portugal, lembram muito a cidade alta de Santo Antônio da Patrulha, “o que nos faz associar a importância da preservação, embelezamento da cidade para atrair as pessoas que se identificam com nossas raízes. Há uma necessidade de nos apropriarmos cada vez mais da nossa história, folclore e tradições”.
E nesse aspecto – relata Josélia – a Educação tem papel determinante em disseminar essa cultura. Além disso, a questão de ampliar o idioma estrangeiro nas escolas passa ser também fundamental. Espanhol e Inglês são determinantes para assegurar o desenvolvimento da cidade”. Explica a secretária que ainda as questões ligadas a natureza, e as peregrinações religiosas são elementos que possuem imenso potencial turístico para Santo Antônio da Patrulha. “O Caminho Gaúcho de Santiago, o santuário de Nossa Senhora das Lágrimas, por exemplo, cada vez mais deve ser trabalhado e apropriado pelos patrulhenses. Ficamos impressionados em acompanhar as peregrinações ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima e Santiago de Compostela. São milhões de peregrinos que fazem estes caminhos. Foi muito emocionante acompanhar estes momentos”.
VIAJAR, O MELHOR INVESTIMENTO
Por fim, Arley e Josélia dizem que no entendimento de ambos, “viajar é com certeza um dos melhores investimentos que fizemos à nós mesmos”.
“Impossível viajar a estes lugares e não voltar diferente. Conhecer novas culturas, vivenciar realidades diferentes, conversar com pessoas de diferentes países, aprender sua história é uma rica oportunidade para crescermos como seres humanos e contribuir na transformação da nossa realidade. Portugal é um país pequeno, seguro, muito bonito e a sua rica história é um livro a céu aberto que precisa ser vivenciado pelos brasileiros. Espanha é desenvolvida, o segundo país mais visitado na Europa, perdendo somente para a França. Sua rica malha rodoviária é impressionante. Dois oceanos, Atlântico e Mediterrâneo, cidades muito charmosas e bem cuidadas, monumentos impressionantes, castelos preservados e utilizados ainda na atualidade. Cidades fundadas dois séculos antes de Cristo. Enfim, viajar é um investimento para a alma. Somos fã do Amyr Klink que diz “um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de história, imagens, livros ou TV, precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sobre o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e, simplesmente ir ver”.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade