Depois de passar por diversos municípios, as Caravanas Imersão RS Criativo, proposta pela Secretaria e Estado da Cultura (Sedac), por meio do programa RS Criativo, chegam a Santo Antônio da Patrulha. As Caravanas estão propiciando trocas incríveis, levando capacitações, novas reflexões e perspectivas sobre o empreendedorismo ao interior do Estado.
O desafio dos participantes para essa edição das caravanas será criar, inovar e surpreender. A imersão criativa ocorrerá no dia 22/10, das 9h30 às 12h, e das 13h30 às 16h no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio da Patrulha (Av. Afonso Porto Emerim, 410, Santo Antônio da Patrulha). A atividade é realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes; Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Econômico; e Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social e apoio da FGTAS e Feevale.
A Imersão RS Criativo tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da visão empreendedora e potencializar novos empreendimentos criativos. A iniciativa faz parte do eixo Territórios Criativos, braço do RS Criativo que busca estimular e colaborar para o crescimento dos municípios, através do turismo local e desenvolvimento de planos de economia criativa, além de levar capacitações e conhecimento aos empreendedores criativos das 9 Regiões Funcionais do estado. A programação se estende até o final do ano, passando ainda por Encantado, São Miguel das Missões e Flores da Cunha.
O tema da Imersão RS Criativo será: Um olhar sobre os negócios locais através da criatividade. Ministrado pela profa. Ingrid Sherdien, este workshop busca compreender a situação atual dos empreendedores locais e oferecer caminhos perspectivas para que estes desenvolvam ainda mais seus empreendimentos.
O RS Criativo é um programa da Sedac, viabilizado através de recursos da Secretaria Especial da Cultura – órgão do Ministério do Turismo.
Construído como um projeto multidisciplinar, a Imersão RS Criativo envolverá profissionais das mais variadas áreas da economia criativa, presencial e gratuita.
Cada participante terá a oportunidade de desenvolver e aprimorar seu negócio, a partir de uma trilha proposta. O propósito é incentivar o desenvolvimento da visão empreendedora dos participantes e potencializar possíveis novos empreendimentos.
Para Carolina Biberg, coordenadora do programa, “trata-se de um evento diferenciado, que se consolidará, mostrando a importância da criatividade e inovação para potencializar o desenvolvimento local e, consequentemente, do estado do RS. A propriedade intelectual sempre será um diferencial em qualquer parte do mundo. A Imersão RS Criativo traz essa ideia, reunindo os empreendedores criativos dos mais variados setores para colocar em prática suas ideias e transformarem seus produtos e serviços”.
Em 2019, as caravanas regionais visitaram as cidades de Santa Maria, Bagé, Santo Ângelo, Novo Hamburgo, Bento Gonçalves, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Pelotas e Frederico Westphalen. Nestes nove municípios o trabalho foi de identificar diferenciais e oportunidades da localidade, bem como necessidades, para então, em conjunto com lideranças regionais, assistir o desenvolvimento de um plano focado na economia criativa local.
O programa RS Criativo incorpora a abordagem da economia criativa como instrumento de desenvolvimento socioeconômico do Estado, de maneira transversal e com a participação da sociedade civil. Atua através de cinco eixos:
Observatório – Pesquisa e Informação, Mercado e Circulação, Territórios Criativos, Promoção e Investimento e Capacitação e Residência.