“A menina dos olhos” do Museu Caldas Júnior tem sido o Projeto “Resgatando Memórias – Comunidades”, lançado no segundo semestre de 2021, que atingiu o seu ápice nesse ano. “O objetivo do projeto é compartilhar conhecimento e salvaguardar a memória oral dos moradores das mais diversas comunidades dos nossos distritos”, revela Rosalva Rocha.
Na quinta-feira, dia 1º de dezembro, a presidente do Museu Rosalva Rocha e o diretor administrativo e financeiro Rafael Barcela, juntamente com o profissional Daniel Ricardo, editor de imagens e áudios, pegaram à estrada rumo ao 4º distrito para a gravação da 4ª edição do Projeto “Resgatando Memórias Comunidades”, que aconteceu na residência do casal Edilso Machado de Borba e Sílvia Maria Santos de Borba.
A história e os fatos da localidade de Canto dos Guilhermes, interior de Santo Antônio da Patrulha foram contados pelos casais Edilso e Sílvia, Mário Silva dos Santos e Natalira da Silva Santos, e Altemir Pinheiro da Silva e Evanir Beatriz Correia da Silva. Lindas e emocionantes histórias, além de boas risadas!
Além do bate-papo, das histórias e causos, as pessoas poderão fazer uma viagem pela localidade, pois foram feitas gravações da entrada do distrito, suas paisagens, a Igreja do Senhor Bom Jesus, o Salão Comunitário, a Capela Mortuária e o Cemitério, a praça e a Escola Municipal Hilda Lopes da Luz. O lançamento deve acontecer no mês de março de 2023.
Todo o material produzido fará parte do acervo do Museu. Os vídeos do compartilhamento destas memórias e afetos de Edilso e Sílvia, Mário e Natalira, e Altemir e Evanir, em breve serão amplamente divulgados no site do Museu (gg.gg/museusap) e redes sociais para o conhecimento da comunidade em geral. Lá, os internautas já podem assistir a 1ª edição do projeto em Monjolo (5º distrito), a 2ª Edição na AGASA (1º distrito) e a 3ª Edição em Catanduva Grande (3º distrito).