Search
Close this search box.

Candidatos Bolívar Gomes e Claudenir Miguel da Silva (Sassá), concorrem a prefeito e vice de Caraá

A partir desta edição estaremos publicando entrevistas com os candidatos às eleições majoritárias em Santo Antônio da Patrulha e Caraá, possibilitando que o eleitor faça uma análise a respeito de quem será aquele em que depositará suas esperanças em seis de outubro.
Começamos pelo município de Caraá que tem como candidatos o Jornalista Bolívar Gomes (PSDB), postulando a cadeira de prefeito e Claudenir Miguel da Silva – Sassá (Republicanos), Agricultor e que é seu companheiro de chapa nas eleições deste ano.
Eles concorrem na coligação formada pelo PSDB, Republicanos e Partido dos Trabalhadores e com o slogan “O melhor caminho é para frente” .
Na semana que vem será a vez dos candidatos Tissiano Jobim (MDB) e Djalmo Gomes Ribeiro (Progressistas), que concorrem à prefeitura daquele município.

BOLÍVAR GOMES

Quem é o candidato?
Sou Bolívar Gomes, tenho 28 anos, criado em Caraá e sou filho dos professores Cida e Telmo Gomes. Sou formado em Jornalismo e pós-graduado em Ciência Política. Meu compromisso com o município já vem de longa data, como por exemplo participando junto com a comunidade do Movimento Asfalto Caraá-SAP, pleiteando a ligação asfáltica entre os dois municípios. Em 2020, fui eleito vereador como o terceiro mais votado daquela eleição. Desempenhei a função em tempo integral, cumprindo horário na Câmara para me dedicar exclusivamente à vereança, o que me possibilitou elaborar projetos e pleitear recursos. Em 2023 recebi o convite do governador Eduardo Leite e do secretário-chefe da Casa Civil para ser um articulador dos municípios dentro do Governo do RS, o que me permitiu ajudar mais o município e agregar muito conhecimento, atendendo Caraá e mais 64 municípios.

O que o leva a concorrer a este cargo tão importante?
Meu compromisso e identificação com Caraá. Cresci no município com meus pais, dois gestores em Educação, conversando sobre as causas da população. Por onde fui, sempre levei Caraá junto comigo.
Aceitei esse desafio após receber o incentivo de moradores de diversas localidades, de partidos diferentes e até mesmo sem filiação partidária, o que é uma grande honra. Também entendo que estou preparado para esse desafio, mas sempre pronto para aprender a cada dia mais com o objetivo de corresponder à expectativa da comunidade caraense.

Como vê o desenvolvimento do município hoje?
Caraá cresceu muito desde a emancipação, mas é preciso andar cada vez mais para frente. Acreditamos que é preciso fortalecer a geração de emprego e renda com apoio à nossa indústria, agricultura, comércio e setor de serviços. Por isso pretendemos estreitar o diálogo e estimular a criação de associações para o fortalecimento de cada setor.

Na sua campanha, quais os principais pontos para desenvolver o município que o senhor defende?
Precisamos melhorar a infraestrutura com a manutenção das estradas. Isso será possível com a compra de um rolo compactador, já temos deputados dispostos a nos ajudar a comprar, bem como o avanço nas pavimentações pelo município, focando na ligação entre Caraá e Osório para a criação de uma rota, mas também procurando estimular nas demais localidades que sejam possíveis. Isso se soma a propostas na Saúde, como a busca pela construção de um posto com sede no Passo Osvaldo Cruz, para atender a região, na Educação, com o pleito de uma nova creche para o Rio dos Sinos, na Agricultura, com a busca por mais maquinário e atenção aos nossos produtores, a Prevenção de Desastres, onde escutamos a Defesa Civil municipal e colocamos no Plano de Governo itens como a necessidade de desassorear nossos rios, monitoramento do nível da água e formação de líderes em Defesa Civil por comunidade, e demais áreas e propostas, que aliadas a muita dedicação e trabalho, vamos conseguir tocar positivamente na vida dos caraenses.

O Município passou por momentos dramáticos com o ciclone do ano passado. Qual a sua visão sobre tudo o que aconteceu e sobre a luta do seu povo para se recuperar dos prejuízos causados?
O que mais nos entristece é a perda de vidas e o impacto desse desastre nas famílias do nosso município. Naqueles dias, fui ponto focal do Governo do Estado em Caraá, passando as demandas às áreas do Governo que pudessem nos ajudar a enfrentar aquela situação. Conseguimos maquinário para abrir estradas, caminhões pipa para levar água até que fosse restabelecida, permanência dos helicópteros por mais tempo que o previsto para levar alimentos onde era necessário, bem como levar para o Estado a ideia que veio a ser o Programa de Recuperação da Fertilidade do Solo, que beneficiou 202 famílias caraenses para retomar a sua produção da agricultura familiar. Ainda há muito o que se fazer, por isso colocamos metas no campo da prevenção de desastres.
Nosso povo é forte e aguerrido, trabalhador. Precisamos virar a página desse triste desastre e proporcionar ao caraense a confiança de que nosso município está andando pra frente, rumo ao crescimento e melhor qualidade de vida.

Outras considerações
Está sendo uma experiência fantástica receber o apoio da população caraense nesse momento, bem como a construção de um projeto sério, responsável e condizente com a realidade. Temos disposição e determinação para ir atrás dos nossos objetivos que consistem no sentimento de fazer Caraá seguir em frente, respeitando nossa história, continuando o que está no caminho certo, mas realizando as transformações necessárias no que precisa ser melhorado. Queremos colocar em prática esse Plano de Governo, com o compromisso de quem cresceu em Caraá e ama esse chão.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade