Dando sequência à série de entrevistas com os candidatos a prefeito e vice de Santo Antônio da Patrulha, a FOLHA PATRULHENSE trás nesta semana o candidato Rodrigo Massulo que concorre à reeleição.
Quem é o candidato
Filho do Daniel e da Nara, tenho 34 anos e sou administrador de empresas, jornalista e estou concluindo uma especialização em Gestão Pública, além de, atualmente, ser Prefeito de Santo Antônio da Patrulha. Comecei minha trajetória profissional muito cedo, como redator da Folha Patrulhense, onde fiquei até 2015, quando passei a integrar a equipe do então deputado estadual Marcel Van Hattem. Em 2016, fui eleito vereador, sendo o candidato mais votado daquela eleição. Entretanto, sempre sonhei em ser prefeito e, em 2020, pude realizar esse sonho de infância, sendo a pessoa mais jovem de nossa história a ser eleita para este posto.
O que o leva a concorrer ao pleito municipal deste ano?
Fizemos muito em nosso período a frente do Executivo Municipal, mas sinto que podemos fazer ainda mais. Eu e o Marcelo ainda temos muito a contribuir para que Santo Antônio atinja todo o seu potencial e, por isso, resolvemos recolocar nossos nomes a disposição da população patrulhense que, tenho certeza, vai reconhecer toda nossa dedicação e trabalho, nos dando a oportunidade de seguirmos a frente de nosso município.
Qual o seu Plano de Governo?
Temos projetos para as mais diversas áreas, procurando continuar o trabalho desenvolvido em nossa gestão. Destaco as seguintes propostas:
- Continuidade da duplicação da ERS-030, para que a mesma vá do Passo dos Ramos até a Casa DaColônia;
- Buscar o sonho da chegada da maternidade ao Hospital Santo Antônio, para que pessoas voltem a nascer em nossa cidade. Ainda seguiremos qualificando o atendimento do HSAP, buscando mais especialidades;
- Nomear subprefeitos para todos os distritos do nosso interior, com maquinário a disposição, facilitando o atendimento das demandas locais;
- Trabalhar pela expansão dos cursos da FURG-SAP, com destaque para a articulação, junto a União, para a chegada dos cursos de Medicina e Enfermagem;
- Valorizar o servidor público, mantendo o diálogo franco e aberto com o sindicato da categoria, consolidando o vale-alimentação e trabalhando na revisão dos planos de carreira;
- Ampliar ainda mais a FENACAN, cujas três edições sob nosso comando foram, indiscutivelmente, as maiores da história.
- Procurar captar recursos para o asfaltamento da Avenida Afonso Porto Emerim até a 474;
- Equipar a Defesa Civil e torna-la referência para outros municípios, além de prosseguir o constante trabalho de desassorear arroios e hidrojatear bueiros, mantendo Santo Antônio segura contra alagamentos e inundações.
Suas principais realizações?
Fizemos o governo que mais obteve recursos para Santo Antônio da Patrulha em toda sua história e isso é visível pelo grande número de conquistas que obtivemos. A maior delas, com certeza, foi a duplicação da ERS-030, um investimento de R$ 16 milhões que é, inquestionavelmente, a maior obra de infraestrutura da nossa história.
Também asfaltamos a Rota da Rapadura, na Catanduvinha, e as ruas Francisco Flores Alvarez, Tomás Bento Cardoso e Mostardeiros, além de estarmos asfaltando as ruas São Paulo, Paul Harris e São João. Pavimentamos a estrada Júlio Brunelli, na Lagoa, e trecho da estrada Sergio Luckmann, no Monjolo, além de diversas ruas na sede e no interior, como as ruas Daniel Speranza, Alípio Selistre, Alziro Viana, Adão Modesto de Barros, Maria Rosa Freiberger, no Evaristo, e João Delfim de Oliveira, na Lomba Vermelha, dentre muitas outras.
Na saúde, o Hospital Santo Antônio passou a contar com uma nova emergência e um centro de diagnóstico por imagem, com a aquisição de mamógrafo, tomógrafo e ultrassom. Também reformamos todos os postos de saúde do município, além de termos recursos conquistados para a construção de novos postos nos bairros Santa Teresinha e Madre Tereza. Por fim, recuperamos duas Unidades Móveis de Saúde, que estavam sucateadas há anos e que, agora, visitam semanalmente as localidades mais afastadas da Sede, levando atendimento médico, de enfermagem e farmacêutico.
Não posso deixar de destacar a limpeza dos arroios Passo dos Ramos e Pitangueiras. Depois das enchentes de junho de 2023, trabalhamos arduamente para que os arroios estivessem em totais condições de escoar as águas das chuvas e, neste ano, com toda a tragédia que atingiu nosso estado, vimos o resultado deste trabalho, com nossa cidade passando com tranquilidade por esse período tão difícil para tantos municípios gaúchos.
Retomamos a FENACAN, após a pandemia da COVID-19, com a realização das três maiores edições da festa em toda a história do município. Outra retomada foi a das Cavalhadas, uma tradição patrulhense que não acontecia há mais de 10 anos. Criamos o Natal dos Sonhos, que teve suas duas primeiras edições em 2022 e 2023. Ainda na área cultural, repassamos, de forma inédita, recursos financeiros para agentes culturais patrulhenses, através da Lei Paulo Gustavo e do programa Bolsa Patrocínio, além de sermos contemplados com recursos da Política Nacional Aldir Blanc. Também revitalizamos o Caminho Gaúcho de Santiago, com sinalização por todo o trajeto.
Na educação, investimos quase R$ 10 milhões em reformas e ampliações das nossas escolas municipais, com destaque para a construção da nova sede da EMEF Nossa Senhora Medianeira, na Boa Vista, para as novas sedes das EMEIs Baby Pinguinho e Pinguinho de Gente e para a ampliação e construção de quadra esportiva na EMEF Nossa Senhora de Fátima, dentre tantas outras obras. Todo esse investimento deu resultado, com Santo Antônio entre os melhores indicadores da Região Metropolitana e do Litoral Norte no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS) 2022
Outra medida importante de nosso governo foi a criação do Setor de Bem Estar Animal, uma área importante que nunca tinha recebido atenção. Desta forma, em nosso governo, castramos 140 gatas e mais de 200 cães. Criamos, ainda, o Departamento de Resíduos Sólidos, para administrar a coleta de lixo em nossa cidade.
Na agricultura, conquistamos a equivalência do Sistema de Inspeção Municipal (SIMSAP) ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), feito alcançado por apenas 40 municípios em todo o Brasil. Desta forma, produtos inspecionados em Santo Antônio podem ser comercializados em todo o país. Ainda neste sentido, aderimos ao SUSAF-RS, ao Selo Arte e ao Selo Queijo Artesanal. Também construímos uma cobertura para a Feira da Agricultura Familiar, na Avenida Borges de Medeiros, e a Rua Coberta, na Rua Caldas Júnior.
No interior, foram mais de 14 mil metros de redes de água, entre construções e extensões, proporcionando água potável para diversas famílias das localidades de Serraria Velha, Morro Grande, Cartucho, Furnas, Catanduvinha, Arroio da Madeira, Monjolo, AGASA, Lomba Vermelha, Cancela Preta, Lagoa, Ribeirão, Cantagalo, Canto dos Guilhermes, Palmeira do Sertão e Portão I.
Enfim, essas foram apenas algumas das nossas realizações, muito mais foi feito nesses quase quatro anos que estamos à frente da Administração Municipal.
Como está vendo o desenvolvimento de SAP?
Santo Antônio está em uma trajetória crescente, graças a todo o trabalho da nossa administração. Reconheço o que foi realizado pelos gestores que me antecederam, claro, mas é inquestionável o salto nos últimos anos, com diversas obras de infraestrutura e o incentivo para o florescimento de um ambiente de negócios pujante. Temos diversos exemplos do quanto nosso governo fomentou esta área. Aderimos ao sistema Tudo Fácil Empresas, que permite a abertura de empresas de baixo risco em menos de 10 minutos. Criamos a Diretoria de Inovação, dentro da Secretaria do Planejamento. Através deste setor, foi elaborada a primeira Lei Municipal de Inovação do Litoral Norte. Ainda alteramos o Plano Diretor, medida fundamental para que nossa cidade siga crescendo.
Sobre o prosseguimento do asfaltamento da Avenida Afonso Porto Emerim, a FOLHA PATRULHENSE noticiou ser uma iniciativa de um grupo de empresários, mas com a participação do Poder Público. O que o senhor tem a dizer?
O desenvolvimento de nossa cidade é, antes de qualquer coisa, um grande mérito da iniciativa privada. Enquanto gestores públicos, devemos incentivar os empresários que, com sua visão, trabalham para que nossa economia siga movimentada. No caso do asfaltamento da Porto Emerim, não é diferente. Estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para concretizar esta importante obra.
O que mais gostaria de acrescentar?
Gostaria apenas de agradecer a todos pela confiança depositada em mim e no Marcelo há quatro anos, e aproveitar para pedir, novamente, o apoio dos patrulhenses. Creio que nosso trabalho à frente do município desde 2021 fala por si, mas ainda queremos fazer muito mais por nossa amada Santo Antônio da Patrulha. Contamos com esse apoio para que sigamos proporcionando a todos, independente de posição política, um futuro ainda melhor e mais brilhante para nossa cidade!