Search
Close this search box.

Candidato a prefeito Ricardo Pires é o entrevistado desta edição

A partir desta edição passaremos a entrevistar os candidatos a prefeito e vice-prefeito de Santo Antônio da Patrulha.
Em cada edição estaremos conversando com apenas um candidato de determinada chapa. Começaremos pelo postulante ao cargo de prefeito e na edição seguinte, dos que aspiram o cargo de vice-prefeito.
Mediante sorteio prévio realizado na sede da FOLHA PATRULHENSE e documentado através de vídeo, o primeiro sorteado é o candidato a prefeito pelo MDB Ricardo Pires. Semana que vem será a vez do candidato a vice-prefeito Daiçon Maciel da Silva do mesmo partido.

Quem é o candidato Ricardo Pires?
Em primeiro lugar, quero agradecer à Folha Patrulhense pela oportunidade, e dizer que é um prazer poder trazer um pouco da minha história a você, leitor. Muito obrigado!
Nasci e cresci em Santo Antônio da Patrulha, tenho 31 anos, sou advogado, e desde pequeno já sabia que queria ser prefeito.
Eu acompanhava meu pai, Reni Pires na sua rotina de trabalho, era o “office boy” do escritório, mas também nas reuniões do partido. Ouvia atento as discussões sobre como melhorar a cidade e sempre senti muito orgulho dele, por isso, ficava me imaginando fazendo o mesmo.
O pai partiu cedo demais, no ano de 2013, quando eu estava concluindo o curso de Direito. Mas meus dois irmãos (eu sou o do meio) e eu, tivemos muito apoio da família, de amigos e da mãe, que foi uma guerreira para nos confortar e cuidar de nós três naquele momento de dor. Foi difícil, mas tivemos muito apoio e isso ajudou bastante.
Eu sempre participei do partido, e depois de um tempo do falecimento do pai, em 2020 concorri e me elegi vereador, o mais votado do MDB.

O que o leva a concorrer ao pleito municipal deste ano?
Eu estou nesta caminhada porque sei que podemos fazer mais. E eu recebo diariamente dezenas de mensagens todos os dias, de pessoas precisando de atenção. O interior está esquecido, a própria gestão atual reconhece isso, dizendo que nos próximos anos terão um olhar mais atento ao interior, mas é muito injusta esta espera. Assim como é nos bairros e em outras áreas que estão esquecidas pelo poder público.
Não me considero melhor do que ninguém, mas sei que podemos fazer melhor por toda a nossa história, por todo o nosso conhecimento, por todo amor que temos por nossa Santo Antônio da Patrulha, mas, principalmente pela vontade de ver uma cidade inteira feliz! E nós vamos conseguir, governando para todos.

Qual o seu Plano de Governo?
Nosso plano de governo foi construído com a participação popular. Abrimos um formulário para que a população enviasse suas sugestões e ficamos felizes com tantas mensagens que chegaram. Depois, aprimoramos o plano com técnicos de cada área, ele está muito completo e pode ser conferido nas nossas redes sociais. Quero destacar algumas propostas aqui:

  • Voltar a ter bebês nascendo em Santo Antônio. Também vamos qualificar o atendimento do hospital e dos postos de saúde, descentralizando, com novas unidades, no Santa Terezinha e Madre Teresa.
  • Continuar a duplicação da ERS 030 até o Passo dos Ramos e ERS 474 e concluir o asfaltamento da Av. Porto Emerim, até a 474, o asfaltamento da Rota da Rapadura. melhorar a infraestrutura na sede e interior. Temos um plano emergencial para a recuperação das estradas do interior.
  • Abrir novas vagas de emprego, atraindo grandes empresas, como a Magna Cosma, que veio na gestão de Daiçon, e valorizar as empresas que aqui existem.
  • Estimular o desenvolvimento das famílias no interior, ampliando patrulhas agrícolas e incentivando a agricultura familiar.
  • Vila Olímpica para crianças e jovens se desenvolverem no esporte.
  • Criação do Parque Municipal de Eventos.
  • Criação do Centro de Convivência para Idosos.

Suas principais realizações?
Sou vereador e minha principal missão é ser um representante da população, fiscalizar o uso dos recursos públicos e fazer projetos para o desenvolvimento digno dos cidadãos. Nestes quase quatro anos, fiz isso todos os dias. Porque o vereador não tem final de semana, não tem hora de trabalho. É turno integral, mas eu amo esta função e estou preparado para seguir empenhado e trabalhar ainda muito mais por minha cidade. Estive à frente de lutas importantes para SAP, na atração de recursos para o nosso Hospital e postos de Saúde, para mais segurança, liderando o processo de atração de uma Delegacia Especializada à Repressão de Crimes de Abigeato, por recursos para educação e infraestrutura.

Como está vendo o desenvolvimento de SAP, avaliando o que tem sido feito na sede e no interior?
Santo Antônio é uma cidade linda, boa de se viver, mas pode melhorar e, além disso, algumas situações nos preocupam:

  • A falta de atração de grandes empresas está fazendo com que o patrulhense tenha que deixar a cidade em busca de oportunidades, consequentemente, o comércio fica enfraquecido. – O Município não aumenta a arrecadação, o que inviabiliza novos investimentos em políticas públicas e o pior, contraí empréstimos altíssimos.
  • O hospital precisa de novas especialidades, como a obstetrícia, que nós vamos buscar, para que bebês voltem a nascer em Santo Antônio em uma maternidade. Não podemos mais ver casos de gestantes perdendo seus filhos. A FURG passa por um momento difícil e se não resgatarmos o compromisso do Município com a Universidade não teremos novos cursos e ainda corre-se o risco de perdê-la. Infelizmente. O curso de medicina é um sonho, mas é preciso atenção também ao que temos hoje e isso não vem sendo feito.

O que mais gostaria de acrescentar?
O Daiçon e eu estamos prontos para governar os quatro anos de mandato, porque este é o projeto principal de nossas vidas. Nossa motivação não é pessoal, não estamos nesta caminhada por vaidade, nem para dizer que somos os melhores em tudo, mas porque sabemos que Santo Antônio pode ser melhor e estamos dispostos a lutar por isso.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade