“Posso dizer que foi uma edição diferente. Teve a mesma qualidade musical dos anos anteriores, mas veio mais carregada de emoção diante do fato ocorrido na semana do evento, que foi a prematura partida de Luís Carlos Borges. O evento foi todo dedicado à memória desse ícone da música gaúcha, que levou a nossa cultura para todos os cantos do Brasil e até fora dele”. A manifestação é do secretário da Cultura, Turismo e Esportes.
Sérgio Airoldi acrescenta que de modo geral este projeto, a cada ano, se fortalece e se consolida como um dos mais importantes do calendário cultural da cidade. “E faço aqui um reconhecimento especial ao Samuca do Acordeon, seu idealizador que com muita competência, mobiliza os artistas que fazem o espetáculo”.
HOMENAGEM AOS BERTUSSI
Canário destaca como outro grande destaque a homenagem feita aos irmãos Bertussi, precursores da gaita e do vanerão em nosso Estado, que construíram essa marca da nossa musicalidade. “Fizemos, inclusive, uma homenagem ao centenário do nascimento de Honeyde Bertussi, entregando para sua filha, Neura Bertussi, um troféu em formato de acordeon.
Destaco também a parceria com o CTG Patrulha do Rio Grande que cedeu o espaço para a realização do evento, a quem registro o agradecimento da Administração Municipal”.
O PÚBLICO
Falando sobre o público presente ao festival deste ano, Canário disse que como sempre, atendeu ao chamado da Secretaria e lotou o ambiente. “Tivemos com isso, uma boa resposta em volume de alimentos arrecadados e que foram o ingresso simbólico para o evento. O povo de Santo Antônio da Patrulha sabe apreciar a boa música e a cultura rio-grandense, e isso nos anima a fazer eventos que engrandeçam e deem espaço para esse segmento”.
A PRÓXIMA EDIÇÃO
Para o ano que vem o evento já tem data, será no dia 09 de maio. “Ainda não temos todos os detalhes, mas certamente haverá um trabalho sério e dedicado, especialmente do diretor de Cultura, Aliston Oliveira, que, como sempre, dedica especial carinho para este projeto”.
O QUE PODE MELHORAR
Sérgio Airoldi afirma que sua Pasta possui três vertentes que convergem na maioria das ocasiões. Especialmente, a Cultura e o Turismo, que andam sempre juntas em grande parte dos projetos. E o Esporte tem recebido a atenção e o cuidado que a nossa cidade merece. “Temos tentado ouvir o clamor de todos os segmentos desportivos, procurando contemplar o possível, dentro das nossas condições. Apesar de sabermos que a nossa equipe tem feito seu trabalho com muita obstinação, sabemos que ainda há muito espaço para ser explorado em todos os setores” E complementa o secretário: “O mais importante, eu avalio, é sempre podermos contar com a sociedade nesta caminhada. Graças ao apoio dos conselhos municipais, entidades e empresas, muito temos feito e ainda vamos fazer, digo isso não somente pela minha passagem na Secretaria, mas como um objetivo da administração”.