Search
Close this search box.

Campus FURG-SAP poderá ter extensões de cursos de Medicina e Enfermagem em SAP

O secretário municipal da Saúde, Toninho Selistre, liderou uma comitiva patrulhense que esteve em audiência com a secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Denise Pires de Carvalho, em Brasília.
A reunião teve como objetivo discutir a possibilidade de instalação de cursos de Medicina e Enfermagem no campus FURG-SAP.
RECEPTIVA
De acordo com Toninho, a secretária foi muito receptiva à solicitação dos novos cursos. “Estivemos em diversas agendas em Brasília, mas, com certeza, esta foi a mais produtiva, nos deixando muito confiantes de que conseguiremos mais essa conquista, que beneficiaria não apenas ao nosso município, mas também às regiões do Litoral Norte e do Vale do Paranhana, pois seriam formados novos profissionais médicos locais. Este aspecto regional certamente vai colaborar para que a FURG potencialmente receba estas graduações tão relevantes para a realidade da nossa cidade e das cidades vizinhas”.
QUEM ARTICULOU
O encontro foi articulado pelo deputado federal Elvino Bohn Gass, atendendo a um pedido do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio da Patrulha, Samuel Santos. Além deles, também estiveram presentes o reitor da FURG Rio Grande, Danilo Giroldo, e o vereador Elizeu Meregali.
SECRETÁRIO FALA A RESPEITO
Procurado pela FOLHA PATRULHENSE, o secretário municipal da Saúde disse que foi a Brasília plantar uma semente. “Esta mesma pauta tratamos há anos atrás, quando falamos sobre esta pauta agora e entendemos por incluir a possibilidade de extensão de cursos de medicina e enfermagem da FURG para o campus de SAP. Sabemos das dificuldades, do caminho a ser trilhado, mas resolvemos iniciar sim esta briga. Entendemos que é fundamental para a região formar mais médicos, porque é interesse de todo o Brasil e criaríamos um campo de formação, estágio e residência com os hospitais da região, qualificando o nosso hospital local, bem como os de Osório, Taquara e Tramandaí. Formaríamos profissionais e qualificaríamos os profissionais da região. A sugestão foi muito bem aceita pela secretária de cursos superiores do MEC Denise Pires de Carvalho”.
QUEM AGENDOU
Disse Toninho Selistre que a audiência foi agendada pelo deputado federal Elvino Bohn Gass, que é muito comprometido com a Educação, tendo bom relacionamento com o ensino superior do MEC e pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Samuel Santos.
“Um dos pontos defendidos, é a distância da FURG de Rio Grande da capital e o campus de Santo Antônio da Patrulha de Porto Alegre, num percurso muito menor a ser percorrido”, disse Selistre.
MINISTÉRIO DA SAÚDE
Não deixando o assunto esfriar, na manhã seguinte foram ao Ministério da Saúde, onde também foram muito bem recebidos, o pedido de Santo Antônio foi protocolado, tendo Toninho Selistre defendido a sua importância.
Além disso, foram percorridos todos os gabinetes de deputados federais e senadores gaúchos pedindo apoio político à causa patrulhense.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade