Search
Close this search box.

Caminho Gaúcho de Santiago assume dia 16 regionalização

No próximo dia 16 de outubro, o Caminho Gaúcho de Santiago, a exemplo do Caminho de Santiago de Compostela no Continente Europeu, passará a ser um produto turístico regional, com a realização da “1ª. Caminhada Experimental Intermunicipal” envolvendo os municípios de Santo Antônio da Patrulha, Caraá e Osório.
Originalmente, o Caminho possui duas saídas em Santo Antônio da Patrulha: a primeira na parada 197 na RS-030, cujo percurso totaliza 12 km e pode ser percorrido em 3 horas; e a outra na parada 2009 da RS-030 (junto à antiga AGASA) com 18km de extensão e cerca de 5 horas de caminhada até o Marco Zero do Caminho na Praça Arquipélago dos Açores junto à Igreja Matriz Santo Antônio.

PERCURSO AUMENTADO
Agora, com a regionalização do Caminho Gaúcho de Santiago, surgem dois novos percursos, a exemplo do que ocorre na Europa. Um deles parte do Santuário Nossa Senhora das Lágrimas no município de Caraá e tem a extensão total de 26 km até o Centro Histórico de Santo Antônio da Patrulha e o outro tem início na Igreja Santa Rita de Cássia, no morro da Borússia em Osório com a extensão de 32km até o Marco Zero.
O Caminho conta com seus Guardiões integrantes da comunidade patrulhense, senhores Igor dos Santos Oliveira, Jaime Nestor Müller, Lucas Barcelos e Tilton Martins dos Santos, mentores do trajeto em solo gaúcho e que zelam pela sinalização, marcos, divulgação e infraestrutura de apoio aos peregrinos.

CREDENCIAL
Segundo o Secretário da Cultura, Turismo e Esportes de Santo Antônio da Patrulha Sérgio Airoldi, uma novidade no próximo dia 16 será o fornecimento da “Credencial do Peregrino” que receberá registros em determinados pontos sinalizados ao longo dos dois percursos (1 e 2) no município de Santo Antônio da Patrulha.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade