Painéis, apresentações artísticas e eleição dos novos conselheiros de Política Cultural ocorreram no último sábado (23/7)
Priscila Milán
A 8ª Conferência Municipal de Cultura foi realizada no último sábado (23/7), na Câmara de Vereadores de Gravataí. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), em parceria com a Secretaria da Cultura, Esportes e Lazer (SMCEL). A programação incluiu painéis, apresentações artísticas e a eleição dos conselheiros representantes da sociedade civil, além das indicações do Governo. A primeira ação foi a prestação de contas do CMPC, feita pelo presidente, Waldemar Max.
Na abertura oficial, o vice-prefeito Levi Melo, que representou o chefe do Executivo, Luiz Zaffalon, destacou a importância da cultura para geração de renda e qualidade de vida, aspectos que também foram exaltados por outros participantes no decorrer das atividades pela manhã e tarde.
O titular da SMCEL, Leandro Ferreira, afirmou que o município seguirá lutando para o desenvolvimento do setor cultural, sendo receptivo ao diálogo sobre as demandas da classe artística. A implantação da Lei de Incentivo à Economia Criativa em Gravataí foi elogiada por Ana Fagundes, da Secretaria de Estado da Cultura. Segundo a assessora especial de Artes e Economia Criativa da SEDAC, são poucos os municípios gaúchos com políticas públicas nesta área, o que torna a cidade uma das referências.
O primeiro painel foi apresentado pelas técnicas de Artes Visuais e Cênicas, Mari Velleda e Izabel Cristina, respectivamente. Na explanação, elas salientaram projetos e investimentos em diferentes segmentos. Mari enfatizou a riqueza dos trabalhos desenvolvidos por artistas de Gravataí e o fomento ao setor através de instituições como o Quiosque da Cultura, Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato e Museu Agostinho Martha.
O Quiosque, coordenado por ela, recebe em torno de duas mil pessoas por ano, em especial o público estudantil, que participa de visitas guiadas e encontros com os artistas. Já a Biblioteca recebe uma média diária de 25 visitantes que tem à disposição um acervo de aproximadamente 24 mil obras. O Museu está em processo de restauração há três anos, por isso suas peças estão temporariamente no Centro Administrativo Leste. A técnica em Artes Visuais também salientou exemplos dos patrimônios ambiental (Rio Gravataí e Morro Itacolomi) e imaterial de Gravataí (Festa da Padroeira, Festa do Divino Espírito Santo, Carreteada e Terno de Reis).
Izabel trouxe dados sobre editais que possibilitaram a produção de diversos projetos culturais na cidade. Entre os exemplos, investimentos da Lei Aldir Blanc, cujos recursos foram superiores a R$ 1,8 milhão de reais. A técnica de Artes Cênicas apontou ainda a contribuição da plataforma Mapa Cultural – na qual mais de 700 agentes culturais já se cadastraram e podem encontrar as informações sobre os editais – e a expectativa para que Gravataí receba mais de R$ 2,2 milhões de reais da Lei Paulo Gustavo. O primeiro painel também fez menção ao programa de oficinas gratuitas oferecidas à comunidade, ao Prêmio Dana de Incentivo às Artes Visuais e a eventos como a Feira do Livro e o Festival de Teatro.
Ainda pela manhã, a vice-presidente do CMPC, Marcilene Forechi, e Ana Fagundes fizeram apresentações sobre os cenários, tendências e desafios da cultura. Segundo Marcilene, as políticas públicas culturais precisam ser fortalecidas e, na atualidade, são desafios para o setor uma visão multidisciplinar, financiamento e capacitação. Os painéis da tarde abordaram temas relacionados à economia, inovação e turismo. Os palestrantes foram a titular da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), Selma Fraga, e o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), Iuri Camargo.
Conselheiros eleitos para a gestão 2022-2024
Representantes sociedade civil
Artes Cênicas: Marlise Damin (titular) e Paulo Adriane (suplente)
Artes Visuais: Matheus Dias (titular) e Cecilia Etchelar (suplente)
Mídias, Audiovisual e tecnologias: Marcilene Forechi (titular) e Guilherme Pacheco (suplente)
Literatura, Livros e Literatura: Angela Xavier (titular) e Jackson Reis (suplente)
Música: Glau Barros (titular) e Drika Carvalho (suplente)
Patrimônio material e imaterial: Helena Thomassim (titular) e Waldemar Max (suplente)
Culturas Étnicas e Populares: Silvia Maciel (titular) e Fabíola Godoi (suplente)
Tradicionalismo: Gilson Panachuck (titular) e Lúcio Motta (suplente)
Indicações do Governo
Secretaria da Cultura
Alini Muniz Machado (titular)
Leandro Ferreira (suplente)
Bruna Abatti Chaffe (titular)
Cláudia Netto da Silva (suplente)
Maria Inês Guilloux Leal (titular)
Alex Sandro Dornelles Soares (suplente)
Sandro Ferreira Gomes (titular)
Ivam Silveira de Souza (suplente)
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo
Iuri Camargo de Oliveira (titular)
Anderson Pacheco de Oliveira (suplente)
Secretaria da Educação
Moacir Cunha da Rosa (titular)
Lidiane da Silva Mayer Neutzling (suplente)
Secretaria de Governança e Comunicação Social
Douglas Vieira (titular)
Airton Leal (suplente)