Calor intenso aumenta casos de mal súbito

O forte calor dos últimos dias, notadamente a partir do final do ano, está confirmando as previsões de que este, será um dos verões mais escaldantes dos últimos tempos.
A se confirmarem os prognósticos de meteorologistas, tudo leva a crer que tenhamos daqui para a frente, verões ainda mais quentes, o que preocupa a todos, notadamente em questão de saúde.
O Corpo de Bombeiros MIlitar de Santo Antônio tem atendido quase que diariamente casos de mal súbito, tanto na cidade como no interior.
Se antes este tipo de ocorrência estava atingindo mais pessoas idosas, agora, como disse recentemente o Soldado Dornelles, são jovens que são acometidos pelo mal súbito, haja vista as altas temperaturas que causam frequentemente mal estar.
Recomendação da Saúde e dos Bombeiros: evitem o sol, procurando circular pelas ruas em horários de temperaturas mais amenas, como começo da manhã e final da tarde.
Beba bastante água porque o corpo humano precisa ser hidratado.
Na beira da praia, seja no mar, rios, lagoas e piscinas, evite exposição em demasia ao sol. Use bastante protetor solar. Não economize devido ao risco, cada vez mais frequente, do câncer de pele.
Cuide muito de suas crianças, porque, como os próprios bombeiros afirmam, com experiência nas ocorrências que atendem, até mesmo em uma poça d’água uma criança pode perder a vida.
E em casos de afogamentos nunca se aventura querendo salvar alguém sem ter conhecimento das técnicas para tal.
Nestes casos, ao ver alguém em situação de risco, estenda uma vara, uma corda, ou algo em que a vítima possa se segurar e puxe-a para a margem, sem tocar no seu corpo, porque quando alguém está se afogando, no desespero, agarra-se ao que sentir pela frente. E então podem ser duas pessoas a morrerem afogadas. Busque salvá-la e se houver alguém por perto, antes de mais nada, ligue para o 193.
E por fim, nunca se julgue o melhor de todos, aventurando-se em águas cuja profundidade não conhece, pois poderá ser seu último gesto de imprudência.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade