Em um exemplo claro de como essa tecnologia já está beneficiando a segurança pública na região, a guarnição de serviço da Brigada Militar de Caraá realizou a primeira prisão de um indivíduo procurado pela justiça, através do auxílio de uma câmera com analítico de reconhecimento facial. Foi em 1º de agosto de 2024, por volta das 10h da manhã, quando em patrulhamento os policiais militares receberam um alerta do sistema inteligente, indicando que em um dos pontos do município, estaria um indivíduo com mandado de prisão ativo.
Os policiais foram ao local, e após abordagem, foi confirmado em seu desfazer um mandado de prisão em aberto. O suspeito que já possui extensa ficha criminal, foi apresentado preso em flagrante na Delegacia de Polícia Civil em Santo Antônio da Patrulha.
O Sistema de Cercamento Eletrônico com Inteligência Artificial embarcada, foi desenvolvido pela Empresa SegCam – Câmeras Colaborativas, e já está em funcionamento no município, auxiliando as forças de segurança pública no enfrentamento à criminalidade. O objetivo do projeto é transformar o município em uma cidade inteligente, integrando forças de segurança, escolas, comércios e a prefeitura em uma plataforma totalmente em nuvem, engajando toda a comunidade no monitoramento do município.
Colaborou: Elisandra Martini