O Corpo de Bombeiros Militar realizou neste dia 25 uma Operação de orientação sobre a utilização de um novo equipamento a ser usado no combate a incêndios florestais.
A parte teórica foi no quartel de Santo Antônio da Patrulha e a prática na FEASA.
Conforme o Capitão Silvano, que coordenou a operação, o treinamento consistiu na parte teórica do funcionamento do kit Guarany. ‘Trata-se de um equipamento leve que a gente consegue embarcar numa viatura 4 x 4 e que objetiva chegar mais rápido ao incêndio florestal evitando-se a sua propagação”.
Como bem sabemos – explica o Oficial – este tipo de incêndio ocorre em locais abertos e com a rapidez do vento, sua propagação pode vir a queimar casas e estruturas agrícolas e com este equipamento há mais celeridade nesse atendimento.
Para tanto vieram instrutores de São Paulo que orientaram os cerca de 24 militares dos 12 batalhões do CBM -RS espalhados por todo o Estado.
COMO FUNCIONA
Após a parte teórica, os militares se dirigiram à FEASA onde foi colocado fogo em um local seguro para testar o equipamento com água e com um líquido que deixa a água menos densa como se fosse um sabão líquido, onde há uma cobertura um pouco maior do fogo. “Além de apagar o fogo pelo resfriamento da água, apagamos o fogo pela espuma, pelo abafamento”, explica o Capitão Silvano.
Na sala de aula, à tarde, tudo o que foi ensinado na parte prática foi avaliado pelos participantes do curso.
EQUIPAMENTO NO QUARTEL LOCAL
Conforme o Tenente Cardoso, comandante do CBM SAP, este equipamento ficará no quartel local, somando-se ao material já existente. Mesmo assim, ficará à disposição da região sempre que for necessário.