Search
Close this search box.

Bombeiros fazem operações dramáticas para salvar pessoas do ciclone

O Corpo de Bombeiros Militar de Santo Antônio da Patrulha enviou no final da tarde de ontem importante relatório sobre duas operações de socorro que começaram no final da noite do dia 15, quando o ciclone atingiu a região de forma mais violenta: uma deles foi de socorro a um taxista e uma passageira no Passo da Forquilha e após uma operação dramática para salvar pessoas na ponte da área central de Caraá.
Toda a operação do Corpo de Bombeiros está com o Posto de Comando do Sistema de Comando de Incidentes sob o comando do Coronel Rodrigo, comandante do 9º Batalhão dos Bombeiros Militar, assessorado por outros Oficiais e localizado junto à prefeitura de Csraá.
No dia 15, por volta das 20h30min, a Guarnição de Serviço recebeu diversas ligações solicitando socorro no município de Caraá, devido ao alagamento. Deslocou no primeiro momento um bombeiro que estava de folga com um integrante da guarnição, com a viatura S10 e embarcação, devido a guarnição que estava no caminhão já estar fazendo atendimento no município de SAP, no Passo da Forquilha, onde um taxista e a passageira do veículo estavam no teto do veículo.
Enquanto isso a equipe de outra viatura chegando no centro do Município de Caraá, verificou que a situação era grave, sendo solicitado apoio da Guarnição do Caminhão que finalizou o resgate que estava efetuando se deslocou em apoio, sendo neste momento também comunicado ao comandante do Pelotão.
As vítimas estavam sendo retiradas de suas casas na Rua Inacio Rabelo, com apoio de uma máquina motoniveladora da Prefeitura Municipal, e do caminhão do Corpo de Bombeiros Militar, levando as pessoas que estavam no ponto de alagamento ao ponto seguro que era Posto Combustível. Na terceira viagem, onde estava sendo retirada por um bombeiro militar uma mãe e um bebe, foi possível somente efetuar resgate até a motoniveladora do bebe.
Quando o bombeiro retornou para buscar a mãe, a correnteza já estava forte demais, acabando por ficar no caminhão junto com os demais. A água subiu rapidamente, e devido a cabeça d’água o nível chegou a aproximadamente 1,90m na via onde estava o caminhão, associada de uma forte correnteza que arrastava inclusive animais (terneiros). Em determinado momento, foi realizado pelos três bombeiros que estavam no caminhão, o resgate da casa em que o caminhão estava na frente. Foram resgatadas três vítimas através de uma linha de vida feita com um cabo, montado da casa até o caminhão. Três Bombeiros Militares e sete vítimas ilhadas, usaram o caminhão como abrigo.
Os bombeiros tentavam a todo momento acalmar as pessoas que estavam em estado de choque, sendo impossível por cerca de duas horas, a comunicação e o acesso da máquina e do bombeiro que estava na motoniveladora para retirar a guarnição e as vítimas. Enquanto isso o militar que estava na máquina motoniveladora, tentava solicitar apoio sem sucesso, devido as redes de operadora móvel estarem fora de ação, assim como rádios não tinham comunicação. Foi então tentado com a viatura S10 retornar à cidade de Santo Antônio da Patrulha para solicitar apoio, momento em que o militar verificou que a ponte de ligação dos municípios na localidade de Arroio do Carvalho, havia caído, sendo insistido contato via rádio já na ponte o COBOM de Tramandaí conseguiu receber a mensagem de socorro solicitando apoio. Após, o militar retornou ao posto de combustível onde foi solicitado por populares que informaram que haviam pessoas ilhadas em suas residências. O militar realizou retirada das pessoas que moram nas proximidades posto combustível e campo futebol, com apoio de populares, sendo duas pessoas idosas já em estado de hipotermia. Cerca de duas horas depois,, o militar retornou com a motoniveladora até a ponte, onde o operador ficou com receio de transpô-la e ela vir a cair, sendo então necessário o militar entrar alguns metros acima de onde estava o caminhão amarrando um cabo no poste da via pública, entrando na água que estava com forte correnteza e carregava tudo que é tipo de objetos. No primeiro momento não obteve êxito de conseguir passar o cabo aos bombeiros que estavam no caminhão. Após entrar novamente em um ponto mais acima, conseguiu alcançar o cabo que estava amarrado no poste, sendo tracionado este até o outro lado da via, que neste momento estava com água pela altura. Os bombeiros que estavam no caminhão voltaram a entrar na adentraram retirando seus coletes salva vidas e os dando as vítimas, sendo montado percurso dividido em 4 partes, em cada um com um bombeiro militar, da saída da escada do caminhão até a ponte onde estava a motoniveladora, sendo assim realizado o resgate das sete vítimas até a ponte, momento que daquele ponto até o posto de combustível foram levadas em grupos de três até o posto devido ao outro lado da ponte onde fica o salão São Cristóvão também ter forte correnteza.
Após realizar o resgate das referidas vítimas, foi tentado conseguir e descobrir acesso a cidade de Santo Antônio para que as equipes pudessem acessar o município a fim de dar apoio. Deslocamos com um servidor da prefeitura onde no terceiro trajeto obtivemos sucesso e conseguimos criar uma vida de acesso por cima do morro, sendo necessário realizar corte de algumas árvores e remover algumas pedras, conseguindo até quartel, para levar equipes de apoio até ao município de Caraá.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade