A Brigada Militar e a Polícia Civil realizaram, em conjunto, a Operação Preliminar com o cumprimento de 21 mandados de busca e apreensão em sete municípios do Litoral Norte na manhã desta quarta-feira (07/12).
O resultado foi a prisão de cinco homens por suspeita de porte ilegal de arma e tráfico de entorpecentes e a apreensão de duas pistolas calibre 9mm, 59 munições para essas armas; um revólver calibre .38 municiado; pouco mais de 1,5 quilo de maconha, sendo um tijolo com 620 gramas, outro com 815 gramas e o restante fracionado; cinco porções de cocaína; pouco mais de R$ 3 mil em dinheiro; sete celulares; oito câmeras de videomonitoramento; dois aparelhos de gravação de imagens de câmeras (DVRs); dois notebooks; três balanças de precisão e um veículo Volkswagem Gol com placas do Distrito Federal.
Os mandados foram cumpridos em Capão da Canoa (4), Xangri-lá (3), Torres (4), Arroio do Sal (2), Tramandaí (3), Imbé (3) e Osório (2). A Brigada Militar e a Polícia Civil compartilharam dados de Inteligência com foco na atuação de organizações criminosas na região.
As prisões e apreensões ocorreram em Torres, Xangri-lá, Tramandaí e Osório. Os suspeitos presos têm idades de 26, 29, 30, 36 e 39 anos e todos apresentam antecedentes policiais por tráfico de drogas, posse de arma de uso restrito, porte ilegal de arma, furto qualificado, entre outros crimes. Uma das pistolas foi apreendida em Torres e há indícios de que tenha sido utilizada no último homicídio ocorrido naquela cidade, no final de novembro. A outra pistola foi apreendida em Capão da Canoa e estava com um seletor de rajadas.
O objetivo da Brigada Militar com a Operação Preliminar foi intensificar o trabalho de prevenção e repressão contra práticas delituosas de grupos criminosos no Litoral Norte, antecipando-se ao início da Operação Golfinho, previsto para 23 de dezembro.
As ações foram coordenadas pelo comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO Litoral), coronel Sergio Gonçalves dos Santos, e pela delegada regional da Polícia Civil, Sabrina Deffente.
A Operação contou com 137 policiais militares, 41 viaturas e um helicóptero da Brigada Militar, além dos agentes da Polícia Civil e viaturas do órgão. Pela Brigada Militar atuaram efetivos das Agências de Inteligência do CRPO Litoral, 8º BPM e 2º BPAT, equipes de policiamento ostensivo e de Força Tática desses Batalhões e guarnição do Canil Regional, com apoio do Batalhão de Aviação da Brigada Militar, Comando de Polícia de Choque, por meio do 1º BPChq, e Batalhão de Operações Especiais (BOPE).