Desde o ano passado, lideranças osorienses têm se manifestado a favor de uma solução que seja a melhor, tanto para Osório como para Santo Antônio da Patrulha no que se refere à Estação de Tratamento de Esgotos daquele município.
Um dos que defendem a canalização da ETE para outros pontos como os campos e as lagoas daquele município é o biólogo Aloísio “Verdinho” que, juntamente com a presidente da Associação dos Moradores da Lagoa dos Barros naquele município, Vanessa Coelho da Silveira, estiveram no sábado em Santo Antônio a fim de melhor conhecimento a respeito do projeto de limpeza do balneário e de conscientização dos frequentadores.
PROJETO DA ETE COMEÇOU ERRADO
Salienta o biólogo osoriense que este projeto começou errado desde o começo e não deveria ter sido feito na Lagoa dos Barros por vários motivos e inclusive com orientações técnicas de como deveria ser.
“Hoje Osório precisa tratar o seu esgoto assim como todas as cidades do Litoral, mas a colocação de como deve ser tratado este despejo na Lagoa dos Barros, pode comprometer. Isso é uma briga eterna. Temos aconselhado o prefeito e a parte ambiental também para que este emissário volte para uma das lagoas de Osório ou até mesmo para os campos, não havendo nenhum problema de poluição, muito menos de criação de algas e de contaminação. Assim, Osório resolveria o seu problema e poderia começar a tratar de maneira efetiva o seu esgoto”.
CORSAN TEM CULPA
E frisa Verdinho: “Desde o início sempre fui contra e não é hoje, mesmo sendo este projeto do governo que iremos contra algo que temos defendido. A Lagoa tem que ser cuidada e preservada e a CORSAN de maneira principal tem grande culpa nisso e tem que se responsabilizar pelos seus atos. Tem que se chegar a um consenso porque é bom para Osório, Santo Antônio e toda a nossa região”.
VANESSA
Por sua vez, Vanessa Coelho da Silveira, presidente da Associação dos Moradores da Lagoa em Osório, ao se referir ao projeto de conscientização dos frequentadores do balneário para manter a Lagoa limpa, disse ser a ideia maravilhosa. “Vamos fazer o mesmo em Osório porque a Lagoa precisa ficar limpa, conscientizando as pessoas para que recolham seu lixo levando-o ao lugar certo.
Seu trabalho na orla osoriense será fiscalizar e ajudar todos os órgãos. Juntamente com o Aloísio Verdinho faremos toda a conscientização dos moradores para evitar o desmatamento, porque há toda uma questão ambiental e minha prioridade é cuidar bem da Lagoa.”
PELADO
O vereador Valtair Andrade está muito satisfeito com a adesão do município de Osório ao projeto Lagoa sem Lixo, Lagoa de Luxo.
Pelado disse sempre defender a ideia de união dos dois municípios para resolver os problemas que são comuns a ambos.
Ao mesmo tempo elogiou o trabalho de Verdinho e de Vanessa para a conservação da margem osoriense da Lagoa.