Assumiu recentemente a nova titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Santo Antônio da Patrulha.
Carioca, a Dra. Bárbara Paz veio muito nova para o Rio Grande do Sul, onde se adaptou muito bem, especialmente às nossas tradições como o chimarrão e o churrasco, mas ainda não conseguiu se aclimatar com o rigoroso inverno do Sul.
Filha de pais gaúchos, ela passou por alguns municípios gaúchos, terminando por residir em Porto Alegre, onde cursou Direito na PUC em 2013, tendo trabalhado como advogada e assessoria do Tribunal de Justiça. Em 2023 assumiu como Promotora do penúltimo concurso do MP, tendo como primeira Comarca Três Passos.
No começo de fevereiro foi designada para assumir a Segunda Promotoria de Justiça que tem como atribuições as áreas da Infância e da Juventude, Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e também a atuação judicial junto à 2ª Vara Judicial da Comarca de SAP.
ATUAÇÃO
Afirma a representante do Ministério Público que tem por atuação, privilegiar a aproximação com a sociedade. “O Promotor de Justiça é, de fato, esse personagem que vai defender e esclarecer os direitos da sociedade. Na minha visão não há como fazermos isso sem termos essa aproximação, tanto com os órgãos da rede de proteção à infância como também nos outros órgãos que envolvem a sociedade.”
E acrescenta: “SAP trás novos desafios para mim, e com certeza minha atuação seguirá nesse mesmo ritmo, buscando um diálogo com os entes públicos para sustentação dos problemas de SAP e Caraá.”
DROGAS
Em relação aos problemas específicos do envolvimento de crianças e adolescentes com drogas, ela afirma ser uma questão muito importante, porque Santo Antônio se localiza na região metropolitana, onde há uma dominação de organizações criminosas.
Uma das formas de atuação nesse sentido por parte da Promotora, é a da prevenção: “Não adianta dar punição aos adolescentes que se envolvem com drogas, sem pensar como eles chegam até elas e como a sociedade deve prevenir. Mas a repressão deve e vai existir no momento que adolescente se envolver e se for necessário uma repressão de forma inclusive pedagógica.”
FORTALECIMENTO
Explica a representante do MP que quando fala em prevenção é no sentido de fortalecer a rede de apoio à infância e ao adolescente. “Isso, inclusive com políticas da própria escola que pode adotar medidas de prevenção em relação às drogas. É algo que pode ser feito a nível local sempre contando também com a Brigada Militar.”
E para tanto – prossegue – iremos continuar com os contatos com as direções de escolas, pais e alunos. Em SAP também já existe esse diálogo iniciado com a dra. Graziela que muito bem atuou para isso, e pretendo dar continuidade e incrementar essas políticas públicas, inclusive chamando à responsabilidade o próprio município e os demais órgãos que se envolvem nessa atuação para formarmos um grande grupo de prevenção.
ÁGUA
A Dra. Bárbara Paz acrescenta que também há problemas relacionados ao uso da água aos quais também está atenta, mas que por enquanto não pode adiantar nenhuma medida. “Mas quero que saibam que o MP seguirá atuando para garantir os direitos da sociedade e zelar pelos veneráveis, sendo isso minha prioridade.”
Por fim afirma: “Como Promotora de Justiça de Santo Antônio, pretendo dar continuidade ao trabalho da Dra. Graziela, pois temos estilos próximos de atuação. E para a sociedade quero dizer que o MP seguirá de portas abertas para atender as demandas do município, sobretudo envolvendo a infância, a juventude, o meio ambiente e os direitos dos consumidores.”