Bandeira vermelha: saiba o que pode, ou não, neste período

Novo Decreto Estadual, publicado na tarde de hoje (21), restabelece o Sistema de Cogestão com os municípios gaúchos e traz as medidas sanitárias de combate à pandemia do Coronavírus que irão vigorar a partir desta segunda-feira, dia 22 de março.

Entre as alterações destaca-se a reabertura do comércio, obedecendo às normas restritivas e horários mais amplos para atividades essenciais. Fique atento, os protocolos de prevenção e o controle no atendimento individualizado estão mantidos.

A seguir estão algumas das regras do Decreto que pode ser acessado no link https://bit.ly/2QrdIzY:

⚫ COMÉRCIO ESSENCIAL: Pode abrir ao público com no máximo 1 pessoa para cada 8m² de área útil de circulação. Obrigatória a utilização de cartaz com nº máximo de pessoas e horário preferencial para o grupo de risco.

⚫ COMÉRCIO NÃO ESSENCIAL: Pode abrir ao público apenas de segunda à sexta, das 05h até às 20h, com no máximo 1 pessoa para cada 8m² de área útil de circulação. Fora desse horário, finais de semana e feriados, apenas tele-entrega.

⚫ RESTAURANTES, BARES, LANCHONETES, LANCHERIAS, SORVETERIAS: De segunda à sexta-feira, podem receber clientes das 5h às 18h, com 25% da capacidade, sem música ao vivo. Distanciamento de dois metros entre as mesas e máximo de quatro pessoas por mesa.
Das 18h às 20h, somente tele-entrega e pegue e leve. Demais horários e aos finais de semana e feriados, somente tele-entrega.

⚫ SALÕES DE BELEZA, ESTÉTICAS, BARBEARIAS: Podem abrir de segunda à sexta (exceto feriados), das 5h às 20h, com no máximo 1 pessoa para 8m² e distanciamento de 2m entre clientes. Obrigatória a utilização de cartaz com nº máximo de pessoas e horário preferencial para grupo de risco.

⚫ ACADEMIAS, ESTÚDIOS, PISCINAS: Podem abrir exclusivamente para atividade individual, para manutenção da saúde. Máximo de 1 pessoa para 32m² de área e no máximo 2 pessoas para cada profissional habilitado. Obrigatória a utilização de cartaz com número máximo de pessoas. **Esportes coletivos (dois ou mais atletas) e competições seguem proibidos.

⚫ BANCOS E LOTÉRICAS: Podem abrir com lotação máxima de 50% dos trabalhadores, com controle de acesso aos clientes (senha, agendamento ou sistema similar) e horário preferencial para pessoas pertencentes ao grupo de risco.

⚫ SUPERMERCADOS: Podem abrir todos os dias, das 5h às 22h, com atendimento presencial restrito. Fora deste horário, somente teleatendimento e tele-entrega.

⚫ FARMÁCIAS: Podem abrir todos os dias, sem restrição de horário, com atendimento presencial restrito.

⚫ PRAÇAS E BALNEÁRIOS: A permanência em praças, parques e faixas de areia de água doce ou de água salgada segue vedada. O banho nestas águas também continua proibido. Fica permitida, porém, a prática de esporte aquático individual.

⚫ INDÚSTRIA E CONSTRUÇÃO CIVIL: Lotação máxima de 75% de trabalhadores. Distanciamento interpessoal nos postos de trabalho, uso de máscara e ventilação.

⚫ HOTÉIS: Lotação máxima de 50% nos estabelecimentos que tenham o selo Turismo Responsável. Lotação máxima de 30% nos estabelecimentos sem o selo Turismo Responsável. Áreas comuns fechadas em todos os estabelecimentos.

⚫ PETSHOPS: Lotação máxima de 25% de trabalhadores. Atendimento individual, sob agendamento, em sistema de pegue e leve.

⚫ MISSAS E SERVIÇOS RELIGIOSOS: Lotação máxima de 10%, limitada a 30 pessoas. Distanciamento entre grupos não coabitantes.

⚫ TRANSPORTES COLETIVOS: Lotação máxima de 50% da capacidade do veículo. Uso contínuo e correto de máscara. Janelas ou alçapão abertos e/ou sistema de renovação e ar.

⚫ EVENTOS PRESENCIAIS DE QUALQUER NATUREZA: proibidos.

Reforçamos os protocolos gerais, válidos para todas as bandeiras desde o início da pandemia:

▪️ Uso de máscara de forma correta, tapando boca e nariz;
▪️ Distanciamento social;
▪️ Ventilação em todos os ambientes;
▪️ Higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool gel.

Siga se cuidando.
Utilize o sistema de tele-entrega. Não saia de casa se não houver necessidade.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Nosso canal no WhatsApp
Publicidade