Por Jaime Müller –
REPÓRTER DA HISTÓRIA
No dia 16 de abril de 1955, era inaugurada a agência do Banco do Brasil em nosso município, a de número 0369 do Brasil.
Estudos de viabilidade para instalação da agência iniciaram-se nos anos 1952/53, a cargo do Escriturário, letra “F”, Lucio Rubens Mascarenhas, enviado pela Direção Geral do banco para fazer uma avaliação sobre a criação da agência. Ele abordou todos os dados do município, história, população, economia, bem como aspectos relacionados com a saúde da população, fornecimento de água potável, educação, etc. Ao final do estudo ele concluiu que era de opinião que o banco deveria sim, instalar uma agência na praça de Santo Antônio, filial que atenderia as necessidades do município, bem como de Osório e Torres também.
Por ocasião do levantamento, o escriturário Lucio constatou que já existiam 255 clientes com cadastro e desses, 163 já tinham operações com o banco através da firma Osório Lopes & Cia. que era correspondente do banco e responsável pelo serviço de cobrança e ordens de pagamento. Das 163 operações referidas, 97 eram em Santo Antônio, 64 em Osório e 02 em Torres.
A agência foi inaugurada no dia 16 de abril de 1955 com oito funcionários, sendo um gerente, um contador, um caixa, quatro escriturários e um contínuo. O Gerente instalador foi o senhor Irineu Marx e a agência era onde hoje encontra-se o Bradesco. No ano de 1970, a agência mudou-se para o prédio próprio, onde está atendendo até os dias de hoje.
Nos primeiros anos de funcionamento, notadamente na década de 1960 do século passado, diante da grande demanda de clientes procurando por financiamento, foi criada uma equipe de funcionários, chamada MOVEC, que se deslocava até o interior dos três municípios, buscando atender as necessidades da clientela.
Por ocasião do cinquentenário do banco, em 16 de abril de 2005, o então gerente geral José Nonnenmacker, organizou uma grande festividade com diversas atividades no recinto da agência, que culminou com o Baile dos 50 anos do BB nas dependências do Clube Recreativo Patrulhense.
Como funcionário aposentado (BB 1973/1998), faço aqui a minha saudosa homenagem aos colegas pioneiros que instalaram a agência lá no distante ano de 1955. Aos que deram seguimento ao destino do BB em nosso município até os dias de hoje e lembrando também, com muita saudade, daqueles colegas que já partiram e que estão vivos na nossa memória, pois também foram protagonistas nos 70 anos na história da agência. Também a equipe que atualmente está à frente do BB, que tenham muito sucesso e continuem escrevendo a linda história do Banco do Brasil em Santo Antônio da Patrulha.