Search
Close this search box.

Banco de Órteses do Cesuca arrecada dispositivos para pessoas atingidas pelas enchentes no RS

Foto:Daiane Mendonça/Reprodução

Em meio a um cenário desafiador no Rio Grande do Sul, o Centro Universitário Cesuca começou a arrecadar doações para o Banco de Órteses. O Banco é um projeto de extensão do curso de Fisioterapia da Instituição que apoia quem necessita de dispositivos de auxílio para mobilidade, para apoio, alinhar, prevenir ou corrigir deformidades ou melhorar a habilidade funcional.

Toda a população, além de fábricas, lojas e voluntários, pode participar e fazer doações. Dentre os dispositivos solicitados estão, principalmente, cadeiras de rodas (adulto e infantil), cadeira de banho, muletas e bengalas. Para realizar a entrega, basta agendar via telefone para (51) 99491-9819 (Júlia).

“Convidamos todas e todos que tenham interesse em ajudar as pessoas que precisam de dispositivos, como muletas, e perderam tudo durante esses eventos climáticos que ocorrem em nosso estado”, comenta a Profa. Dra. Sandra Heberle, coordenadora do curso de Fisioterapia.

Empréstimos

O Banco de Órteses também segue emprestando dispositivos gratuitamente, às segundas e sextas-feiras, a partir das 17h, dentro de suas possibilidades: hoje está oferecendo diversas órteses, duas cadeiras de rodas infantis, um par de muletas, entre outros.

“Devido ao cenário atual, pedimos sempre que contatem pelo telefone para os agendamentos e informações sobre os empréstimos”, explica a Sandra. O processo de empréstimo inicia com uma entrevista com um membro da equipe, que fornecerá todas as informações necessárias, como documentos e tempo de empréstimo.

A avaliação para a concessão de órteses é feita com base na necessidade e na recomendação médica ou fisioterapêutica. Obtido do dispositivo, após dois meses é solicitado um retorno para avaliação, daí podendo ser renovado por mais dois meses, se necessário.

“Quando contratado para empréstimo, o beneficiário possui uma responsabilidade com o projeto, devendo devolver o dispositivo. O retorno dessa órtese ou de qualquer outro material garante que outras pessoas possam se beneficiar do banco de Órteses”, diz. “E, além dos empréstimos, o objetivo principal, agora, é recebermos doações de cadeiras de rodas usadas e/ou novas para o auxílio a quem perdeu tudo na enchente e faz uso permanente”, lembra Sandra.

Para mais informações sobre como contribuir ou se beneficiar do Banco de Órteses, entre em contato pelo telefone (51) 99491-9819.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade