A 54ª Ciranda Cultural de Prendas, ocorrida em Osório de 15 a 18 deste mês, foi um evento realizado pela Primeira Prenda do Rio Grande do Sul, Isabella Nunes, por ser a sua terra natal e que contou com o apoio da coordenadoria da 23ª Região Tradicionalista.
A presença do rico folclore de Santo Antônio da Patrulha foi um dos destaques da roda de conversa ocorrida na quinta-feira passada, dia 15, no Largo dos Estudantes e que reuniu as primeiras prendas do Rio Grande do Sul e os folcloristas representando o folclore litorâneo como Claudio Oliveira (Folia do Divino), Cristina Oliveira (Terno de Reis), Iosvaldir Junior (Maçambiques), representando o folclore de Osório, Luiz Agnelo (Gordo) (Ensaio de Promessa de Quicumbi da cidade de Mostardas) e Rosa Maria Gil Gomes (Cavalhadas) acompanhada de Luciano Peixoto com o Baile de Masquê de Santo Antônio da Patrulha.
Na roda de conversa as primeiras prendas questionaram os folcloristas sobre as origens e permanências de cada folclore, havendo também um início de debate sobre a persistência de estarmos à frente em escrever e manter vivo o folclore até os dias atuais, salientando as dificuldades, mas também a importância do folclore como fonte de turismo do Litoral Norte.
Após houve apresentação dos Maçambiques e da Folia do Divino de Osório, das indumentárias das Cavalhadas pelos corredores patrulhenses e da princesa Floripa, que por serem muito vistosas encantaram o público, como explica Luciano Peixoto ao falar sobre o evento para a Folha Patrulhense.
Os figurantes do grupo do Baile de Masquê, com as cores e o brilho dos bordados e o seu divertimento com a presença do casal Barba de Pau, divertiram o público.
“Por termos um público de diversas cidades das quais eram as 70 candidatas foi uma bela representação do Folclore de Santo Antônio da Patrulha com as Cavalhadas e o Baile de Masquê, sendo uma oportunidade de divulgarmos o nosso folclore para o Rio Grande do Sul. A viagem do Grupo do Baile de Masquê foi custeada pelo projeto em execução que previa apresentação fora da cidade. O projeto é oriundo das emendas impositivas da Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha”, acrescenta Luciano.
O evento culminou com a passagem de faixas das primeiras prendas do Rio Grande do Sul no CTG Estância da Serra e teve como ganhadora da faixa de Primeira prenda Adulta 2025/2026, Laura Laís Durle, da cidade de Erechim, cuja escolha foi anunciada oficialmente na madrugada de domingo (18/05), durante o jantar baile no Centro Municipal de Eventos, em Tramandaí. A jovem integra o CTG Sentinela da Querência, pertencente à 19ª Região Tradicionalista. Era por volta de 3h20min, quando a 1ª Prenda Isabella Nunes da Silva, do CTG Estância da Serra, de Osório passou a faixa para a nova representante que terá a missão de divulgar a cultura gaúcha. Nas categorias juvenil, a 1ª Prenda é Gabriela Kraus, de Gramado e a 1ª Prenda Mirim é Isabeli de Lima, do CTG Querência da Azaléia, de Parobé.