Está liberada ao trânsito a nova ponte do Arroio do Carvalho, que foi construída depois que o ciclone de 2023 derrubou a velha e obsoleta estrutura antiga. Conforme o prefeito Bolívar Gomes informou na noite de sábado (14), faltava apenas a colocação pela empresa construtora, da proteção lateral para pedestres, no sentido Santo Antônio-Caraá, que já foi colocada nesta segunda-feira (16) no final da tarde. O fiscal da obra por parte do DAER fez a vistoria para liberar o trânsito, que foi autorizado por aquela autarquia. O assoalho já foi consertado e a sinalização sobre a pista de rolamento foi feita.
Tanto o titular do Executivo caraense, como o prefeito de Santo Antônio Rodrigo Massulo. haviam se manifestado pela necessidade de que a ligação fosse liberada em seguida, já que a passagem molhada poderia dificultar o tráfego em virtude das fortes chuvas.
A nova ponte tem capacidade para 45 toneladas, permitindo a passagem de dois veículos por vez. O custo da obra, bancado pela União e o Estado, segundo dados revelados pelo DAER quando da assinatura do contrato em 2024, foi de 6,4 milhões, dos quais 3,9 milhões pela União e 2,5 milhões pelo Estado.
A ligação tem 60,55 metros de comprimento e 10,4 metros de largura.
RECORDANDO
Num dos piores fatos que atingiram profundamente, em especial a comunidade de Caraá, um ciclone que passou pela região em meados de junho de 2023, causou sérios danos à economia daquele município, deixando um rastro de destruição, além de ceifar cinco vidas.
E nesse rastro de destruição estava a antiga ponte da localidade de Arroio do Carvalho que servia, tanto Santo Antônio, como Caraá.
Na mesma oportunidade, o governo do Estado prometeu construir uma nova ponte, mais segura e moderna. Por vários motivos a obra demorou muito até ficar concluída, mas hoje ela se apresenta como uma moderna ligação, beneficiando inclusive pedestres por conter numa das laterais uma passagem com proteção para a segurança de quem passar por ela.
Em caráter provisória foi construída uma passagem molhada ao lado da ponte destruída para não interromper o trânsito nos dois sentidos. E quando as chuvas elevavam o nível do arroio, a alternativa para que procedia de Santo Antônio, era a estrada do Jacobi, servindo para o tráfego de automóveis e caminhões.
Foto de drone de Vanderson Santos, do Guia de Caraá pelo Sul.