Aulas retornam com professores em todas as salas da rede municipal

Em um ano no qual a reestruturação de escolas, a ampliação de vagas e o setor pedagógico serão prioridade na rede de ensino fundamental, a secretária da Educação de Gravataí, Magda Ely, afirma: “O ano letivo inicia-se com professores em todas as salas de aula. Foi um trabalho árduo, mas conseguimos resolver uma demanda antiga de contingente de professores nas escolas”.

No período de férias, as escolas receberam uma série de manutenções que foram desde pinturas a reformas gerais em salas de aula e espaços comuns, para que o retorno dos alunos fosse o mais acolhedor possível. Tão importante quanto às estruturas, os uniformes e materiais escolares devem ser entregues até a segunda quinzena de março, bem como os livros didáticos.

Conforme o cronograma escolar, nesta segunda-feira (27/2), os 28 mil alunos matriculados na rede, divididos entre as 74 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) e a Escola Municipal de Ensino Médio (EMEM) Santa Rita de Cássia, retornam às salas de aula.

Na busca pela qualificação da aprendizagem e ampliação de vagas, o município vem investindo em um sistema construtivo modular. Na Emef Nova Conquista, que fica no Rincão da Madalena, as cinco novas salas já estão chegando para aumentar a capacidade de atendimento da escola em 160 alunos, passando de 709 para 869. Realidade que já é vivida pelos estudantes das escolas municipais Murialdo e Jerônimo Timóteo da Fonseca, que receberam, juntas, 13 salas de aula e dois banheiros, sendo um para pessoas com deficiência.

Transporte escolar

Oferecido para alunos em escolas de difícil acesso, o serviço atendia 3.041 alunos em 2022, devendo aumentar em 2023. Conforme a Smed, este foi um dos serviços que passaram por uma qualificação de gestão. “Fizemos um levantamento e percebemos, por exemplo, que 90 alunos estavam estudando longe da sua residência, mesmo tendo vagas disponíveis nas escolas próximas. Entramos em contato com as famílias e fizemos este remanejo”, disse Magda. “Tudo isso para que pudéssemos atender quem verdadeiramente precisa do transporte escolar”, complementou a secretária.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade