Texto: Rafael Barcela
Celebrar o 41º ano de abertura de suas portas em 14 de outubro representa um marco importante na trajetória institucional do Museu Caldas Júnior de zelar e salvaguardar a história de Santo Antônio da Patrulha e, para marcar o seu aniversário, o renomado artista plástico João Pedro Krech vai homenagear a passagem da data comemorativa, oferecendo ao seu acervo uma linda obra de sua autoria, retratando a figura do Imperador do Brasil, D. Pedro I.
Segundo a história, em Santo Antônio da Patrulha, ano de 1826, o Imperador D. Pedro I teria sido recebido pela Câmara de Vereadores, bebido água da fonte e pernoitado na casa onde hoje se encontra o Museu Caldas Júnior.
A tela pintada pelo artista é da face do primeiro Imperador do Brasil. A imagem foi reconstruída em 3D por cientistas e designers a partir de uma fotografia de Maurício Paiva feita em 2012 para a revista National Geographic.
“Com grande satisfação convidamos a todos para prestigiarem o ato de entrega da tela na próxima terça-feira, dia 24 de outubro, às 10 horas, no Gabinete do Prefeito Rodrigo Massulo. Esse ato solene tem o objetivo de não somente enriquecer o acervo do Museu, como também comemorar os seus 41 anos de serviços à comunidade”, destacou a Presidente Rosalva Rocha.
JOÃO PEDRO KRECH
Natural de Santo Antônio da Patrulha é um artista autodidata que se destacou desde jovem por sua habilidade no desenho. Ingressou no Ateliê Arteluz em 2010 e, em 2016, cursou “Desenho Realista” com Charles Laveso. Participou de exposições coletivas e individuais, em locais como o Museu Caldas Júnior (2018) e a loja Lá Victoria na Expointer (2019). Em 2021, realizou uma exposição individual na prefeitura de Santo Antônio da Patrulha. Com seu estilo próprio e uso predominante de tinta a óleo, o artista retrata a cultura gaúcha com ênfase no cavalo crioulo, encantando o público com suas obras realistas e detalhadas. Além de seu trabalho artístico, ele administra um ateliê em Santo Antônio da Patrulha, onde ministra aulas de desenho e pintura, compartilhando sua paixão pela arte e contribuindo para valorização da cultura rio-grandense.