ARTIGO: É preciso olhar atento ao álcool e às drogas

O dia 20 de fevereiro é marcado pelo combate ao álcool e às drogas. A data serve como oportunidade de conscientização quanto ao uso de tais substâncias, uma vez que podem causar danos ao organismo e prejuízos nas relações afetivas e sociais. A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica a dependência, seja de drogas lícitas ou ilícitas, como doença e indica a necessidade de tratamento profissional adequado ao dependente.

Podemos exercer importante papel na recuperação dos dependentes. Sobretudo, precisamos ter ciência de que pessoas das mais diferentes culturas e meios sociais tem condições de desenvolver, sim, a dependência de substâncias, seja qual for seu gênero, idade ou classe social. Nosso auxílio está em colocar esses dependentes em contato com estruturas, sejam públicas ou privadas, voltadas a recuperação e desintoxicação. Estima-se que cerca de 30% das pessoas que consomem álcool apresentam problemas associados ao uso, bem como cerca de 40% dos usuários indicam transtornos mentais como depressão e ansiedade.

Um passo fundamental para evitar o abuso destas substâncias é o reconhecer a dependência como doença para, a partir daí, realizar a busca por ajuda especializada. Se você ou algum ente próximo apresentar características de dependência, poderá buscar auxílio. A referência em atendimento do gênero para o SUS em Gravataí, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) conta com uma equipe multidisciplinar, formada por assistente social, psicóloga, terapeuta ocupacional, enfermeiro e médico. O tratamento é conduzido por um técnico que acompanha o caso e constrói o plano terapêutico junto ao paciente. Os encontros são realizados individualmente e em grupos com familiares.

Para agendar o acolhimento pelo CAPS AD, basta entrar em contato pelo fone (51) 3600-7763 ou se dirigir ao local, na Rua Antônio Francisco Fonseca,123, no Centro de Gravataí. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Não apenas em 20 de fevereiro, mas em todos os dias podemos exercer a nossa cidadania, ajudando indivíduos a saírem do vício do álcool e das demais drogas. Pessoa sem dependência química tem mais qualidade de vida e condições de se desenvolver como ser humano.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade