Search
Close this search box.

Artesãs patrulhenses revestem de talento árvore na Borges

Artesanatos para todo mundo ver e apreciar. O Museu Caldas Júnior, por meio do Projeto Resgatando Memórias – Técnicas Artesanais Antigas, reuniu o grupo de artesãs, no dia 21 de dezembro, na Avenida Borges de Medeiros para mudar a paisagem em frente à prefeitura. Do caule aos galhos, a árvore no canteiro central foi revestida com diferentes trabalhos coloridos, todos feitos em crochê, tricô, macramê e tapeçaria.
A ideia surgiu no primeiro encontro do grupo, na gravação do programa em 27 de outubro último. De lá para cá começou a produção de peças para colorir o local escolhido para o projeto piloto.
“Os artesanatos foram criados antes e somente os toques finais foram feitos na árvore. As peças foram confeccionadas individualmente e o grupo levou cerca de duas horas para juntar os trabalhos e colocá-los no local escolhido”, contou a presidente do Museu.
O ato simbólico, onde as artesãs revestiram a árvore, contou com a presença do prefeito Rodrigo Massulo e do secretário da Cultura, Turismo e Esportes Sérgio Airoldi, oportunidade em que cumprimentaram as participantes do projeto, elogiando a ideia e o resultado do trabalho que, segundo o prefeito, resgata e valoriza ainda mais o folclore açoriano no município.
As artesãs deixaram a criatividade e história de cada uma dar significado à decoração. “O presente das artesãs será permanente. Quem passar pelo local, independente da época, poderá ver o talento e a delicadeza das mãos dessas mulheres. Pessoas têm parado no local, para apreciar e ficam encantadas com o trabalho”, revelou Rosalva.
No local foi instalada uma placa com o nome das artistas participantes dessa primeira edição do projeto. São elas: Cíglia Bemfica, Daecy Adib Peixoto, Delvira Berenice Marques Rocha, Eva Cerini Rodrigues, Junko Okada, Lucy Migliavaca Message, Magda Eluza Luz Portal, Mari Ester Ramos, Maria Arlinda dos Santos, Rosa Maria Gil Gomes, Rosalva Rocha e Vera Beatriz Castilhos Peixoto.
Um novo desafio foi lançado e agora a ideia inspira ação semelhante para o primeiro Domingo Cultural, que vai acontecer no mês de março, na Praça Nossa Senhora da Boa Viagem.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade