Alunos da rede municipal participam de torneio estadual de robótica

A sexta-feira (30/4) foi de emoção e otimismo para as duas equipes de robótica das escolas municipais de ensino fundamental (EMEFs) Humberto de Campos e Vinicius de Moraes.
Com o início do First Lego League, torneio de robótica promovido em todo o Estado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), chegou a hora de as equipes enviarem os primeiros vídeos com as demonstrações dos robôs construídos pelos alunos.

O fato de ter pela frente uma competição totalmente diferente, por ser inteiramente on-line, não intimidou os alunos da equipe Tecnológicos, da Escola Humberto de Campos, única escola rural da competição, que, desde que decidiram encarar o desafio de participar do torneio, têm se dedicado diariamente aos testes e aperfeiçoamentos do robô construído por eles. Dedicação elogiada pela chefe de gabinete Mari Léia Bastiani, que esteve no local representando o prefeito. “Ver o potencial de uma escola que, mesmo estando na zona rural, não se limita é impressionante ”, elogiou.

Além da atividade de fazer com que o robô cumpra com os comandos, os alunos também tiveram que desenvolver um projeto de inovação e cumprir com o Corvelius, que são os seis princípios básicos do projeto: inovação, impacto, inclusão, diversão, trabalho em equipe e descoberta, o que, segundo a professora responsável pelo projeto, Flavia Fiorenza, já foi, gloriosamente, cumprido pelos pequenos.

Este ano, a competição veio com um tema desafiador: o movimento. Pensando nisso, os alunos da EMEF Humberto de Campos aliaram uma necessidade à tecnologia e criaram o aplicativo, “Humberto em movimento”. Por meio do App, a comunidade escolar posta exercícios e fotos dos alunos realizando as tarefas. A ação promoveu uma maior adesão dos alunos às atividades escolares.

Para a secretária municipal da Educação, Sonia Oliveira, que acompanhou a primeira etapa da competição, a inclusão da robótica na grade curricular é um dos projetos futuros do governo, uma vez que o envolvimento do aluno com essa atividade auxilia em várias disciplinas regulares.

A responsável pelo movimento da robótica nas escolas municipais, Naiala Ramos, lembrou toda a trajetória dentro do município e o quanto essa atividade já transformou a vida dos alunos. “Somente o fato de eles saírem para competir e terem vivência com outras escolas, como foi no ano passado, já modifica a vida dos alunos”, lembrou.

Sentimento ilustrado pela pequena Yasmin Maria, que, ao lado dos colegas Kainã Porto e João de Sena, não deixou de aproveitar o momento, mesmo com todo o nervosismo. “Eu estou muito feliz por participar, é muito legal”, disse a aluna do 5° ano, entusiasmada.

Já pensando nas próximas edições, a diretora da escola, Tatiane da Silva, comentou que “a intenção é colocar cada vez mais cedo os alunos em contato com a robótica, oportunizando que eles cheguem ainda mais fortes na competição”.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade