Search
Close this search box.

Alunos da Escola Patrulhense apresentarão projeto sobre saúde mental em Blumenau


Por Bianca Salazar dos Santos
Diretora da E.E.E. Médio Patrulhense


Antes mesmo da pandemia, a saúde mental dos jovens já era um tema muito falado e que preocupava pais e professores, pois vinha crescendo de modo que o assunto ultrapassou as paredes dos consultórios e passou a ser discutido em outros ambientes,
como a escola. Após os dois anos mais severos de pandemia, os sinais de que a saúde mental da juventude estava sensível ficaram ainda mais evidentes, preocupando muito e tornando, assim, necessário que esse tema fizesse parte do cotidiano escolar.
Foi com essa preocupação que o tema foi levantado em uma rodada de Design Thinking, promovida pelo Ms. Prof. Rodrigo Barreto, da Escolas QI, que já vem desenvolvendo parcerias com a Escola Estadual de Ensino Médio Patrulhense há mais de um ano. É a segunda vez que o tema é levantado como uma das grandes preocupações entre os jovens, o primeiro foi quando algumas turmas da escola participaram, como piloto, do Projeto Inova RS, por intermédio do Kassiano Fraga, Diretor de Inovação e Empreendedorismo na Prefeitura Municipal. Com essa atividade, o problema foi apresentado e a ideia para resolver partiu de dois alunos do segundo ano, da turma 202, a aluna Lívia Cruz Ramos e o aluno Rafael de Jesus Tressoldi.
Os alunos elaboraram o Projeto Saúde Mental: a necessidade do autoconhecimento dos jovens no espaço escolar, como uma alternativa de inserção do assunto saúde mental no currículo escolar, através de materiais didáticos, como cartilhas elaboradas com o auxílio de profissionais da área da saúde para que os professores, que se sentirem à vontade com o assunto, possam trabalhar em sala de aula. Como também a construção de espaços de convivência, em que possam se sentir à vontade para colocar seus anseios e angústias, proporcionando assim a integração entre alunos e professores com um tema tão necessário nos dias atuais. Este espaço seria dentro da escola, para auxiliar também em momentos de crise, como um momento de meditação e concentração, até que pudessem retornar à sala de aula.
Sob a orientação dos Professores Adriano Cardoso e Mateus Carvalho, os alunos apresentaram esse projeto na Feira QI Tec 2022 no mês de julho, receberam o troféu, a medalha de primeiro lugar e foram classificados para a feira nacional Infomatrix, que acontecerá no início de outubro deste ano, na cidade de Blumenau, Santa Catarina. Também receberam destaque da Embaixadora da Paz pela ONU, a senhora Vera Ceroni, que desenvolve projetos há anos com a juventude.
O protagonismo do jovem patrulhense é evidente, pois estão preocupados com aqueles que os cercam, os seus iguais. A resolução do problema não é só para eles, e sim pensando no coletivo, em seus colegas e no ambiente escolar.
Para participar da Feira Nacional, que acontecerá de 05 a 08 de outubro, os alunos e professores terão despesas de transporte, hospedagem e alimentação. Para isso, mantendo a parceria com as Escolas QI, foi elaborado um plano de patrocínios, que conta desde a popular vakinha online até o patrocínio com exposição da marca de empresas e entidades que desejarem ajudar. A sua colaboração será muito bem-vinda para que o projeto dos jovens patrulhenses, Lívia e Rafael possam participar e mostrar a todos o quanto esse assunto é importante no ambiente escolar.

Para os planos de patrocínio com logomarca e divulgação, entrar em contato com rodrigo.barreto@qi.edu.br Fone/Whats: (51) 9 8412-5651.
Para doações espontâneas: Acessar a campanha de Crowdfunding na Vakinha (cartão de crédito até 12x, Pix ou boleto) ou através do link:
https://www.vakinha.com.br/3054739, Doação simplificada ou anônima através do Pix 3054739@vakinha.com.br
Para acesso ao plano completo, segue o link
https://drive.google.com/file/d/1gZRb_dVYe0pqsTmrzeXJw3xVIzEH-vup/view?usp=sha

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade