Alunos da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima participarão de Mostra de Robótica na Bahia

Alunos da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, localizada na Lomba da Páscoa, participarão de Mostra Nacional de Robótica em Salvador (Bahia) de 7 e 12 de outubro próximo. Para tanto, eles precisam de apoio financeiro e para isso, foi criada uma vakinha. A meta é chegar aos 20 mil reais. No decorrer desta matéria você saberá como poderá ajudar. Os alunos integram as turmas participantes do projeto sendo de 5º a 9º. Os alunos com projetos aprovados são de 8º e 9º anos.
Eles têm como Coordenadora Pedagógica dos anos finais a professora Cinéia Spitznagel Pacheco e Professora Responsável pelo Projeto de Robótica, Aline dos Santos Muniz.
A professora Cinéia conversa com a reportagem da FOLHA PATRULHENSE e relata que a escola vem ofertando através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação a Oficina de Robótica desde 2021. “Inicialmente, o projeto fazia parte de um programa piloto do governo federal de Robótica Espacial”, conta Cinéia para prosseguir: “A partir de 2022 a escola seguiu com a proposta através das formações e acompanhamento da Escola Maker. Os estudantes com os projetos aprovados para Mostra vêm tendo aulas de Robótica a três anos orientados pela professora Aline dos Santos Muniz. Em 2023, eles tiveram sequências das atividades voltadas aos eventos como a Mostra Nacional de Robótica começando a organizar os trabalhos em maio e a Olimpíada Municipal Robótica que acontecerá em novembro. “
O TRABALHO
O trabalho foi baseado na criatividade de algo novo a partir de seus conhecimentos e de materiais alternativos, sendo desenvolvido pelos estudantes e também compartilhado com a escola contribuindo significativamente para aprendizagem dos demais estudantes. “Os projetos tiveram como título “Livro interativo” e “Robô Assistente de palco”, além das habilidades próprias da robótica, os estudantes têm a oportunidade de aperfeiçoar suas habilidades de escrita científica, trabalho em equipe, organização e planejamento.”
Os alunos participaram com muito comprometimento das atividades propostas desde que o projeto foi apresentado. Foram encontros de muitas leituras, estudos, seleção de materiais, planejamento, execução, revisão das atividades. Um trabalho de muita persistência e determinação.”
CONVITE E REAÇÃO
O convite para os estudantes participarem da Mostra na Bahia partiu do professor Rafael Rother da Escola Maker.
Ao serem informados pelas professoras do convite, os alunos participantes do projeto ficaram muito empolgados. “Para a comunidade escolar é uma oportunidade única de representar a rede municipal de ensino a nível nacional. É uma grande conquista para o nosso município e para estudantes que estão a três anos, envolvidos com a proposta e apresentam seus resultados. O mais gratificante é ver o envolvimento da comunidade escolar com a proposta”, afirma a Professora Cinéia.
A VAKINHA
Mas para viajar, há custos. E por isso foi criada uma vakinha para que os oito alunos selecionados, bem como as duas professoras possam acompanha-los.
As doações podem ser feitas pelo link https://www.vakinha.com.br/4061338 ou pelo PIX da escola: 91310656000166 (CPM da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima).
OPORTUNIDADE
A professora Cinéia Spitznagel finaliza afirmando: “Reitero a importância de oferecermos a esses estudantes a oportunidade de poderem apresentar em seus trabalhos a nível nacional bem como a possibilidade e incentivo para que prossigam seus estudos posteriormente. É a oportunidade de mostrar que o ensino público de qualidade é possível, é mostrar que a educação é necessária e importante para o desenvolvimento de uma sociedade desenvolvida e que a comunidade Patrulhense acredita nestes ideais. Contamos com o seu apoio!”

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade