Encerrado o ciclo de reuniões com os mesários que deverão trabalhar nas eleições municipais deste ano em Santo Antônio da Patrulha e Caraá, a chefe do Cartório da 46ªº Zona Eleitoral de Santo Antônio, Aline Fuchs, falando para a FOLHA PATRULHENSE, avaliou os encontros como muito produtivos. “Sempre são válidos e importantes. Agradecemos a presença dos mesários. Há uma troca de informações nessas reuniões e eles fizeram treinamento com a urna nova, que é de um modelo novo”.
Aline explica que há algumas novidades nestas eleições em relação ao trabalho dos mesários e isso é importante repassar para eles.
Porém salienta que a segurança é a mesma. “As urnas com as quais trabalhávamos eram do ano 2010. Tem o mesmo sistema operacional. É claro que as atuais são um pouco mais rápidas para gravar o resultado das eleições, mas a segurança é a mesma.”
CRÍTICAS
Sobre críticas que costumeiramente são feitas em relação à possível manipulação de resultados no sistema eletrônico, Aline Fuchs rebate, frisando que elas não procedem, “e os partidos sabem disso. Eles são convidados para acompanhar todo o processo de fechamento do sistema operacional da urna.” Ela não funciona como a internet. É uma calculadora de mesa, um computador, não tendo interferência de wifi. Cada uma possui a sua própria impressora em seu interior que imprime o resultado da digitação do voto.
DEMONSTRAÇÃO
Ela explica que em Porto Alegre, na PUC, a demonstração da segurança da inviolabilidade é feita para a imprensa e autoridades com urnas que são sorteadas em todo o Estado, e é feita uma demonstração de votação para confirmar que não há como manipular o resultado de cada uma delas.
“Por isso, saliento que todos os votos digitados conscientemente na urna são seguros, porque às vezes o eleitor erra ao digitar por apertar no botão errado e na ordem de votação equivocada. Importante repetir isso: Às vezes ele chega no local e quer votar no seu candidato a prefeito e erra, porque a ordem na urna eletrônica é o inverso: primeiro irá votar no candidato a vereador e depois, à prefeito.
OPERAÇÃO
As urnas novas são mais rápidas, possuindo uma bateria que resiste mais tempo sem energia elétrica. É uma urna em que, para o mesário, vai ter uma tela touch para uma operação um pouco diferente, mas o sistema é igual para todos e no terminal do eleitor ela é igual porém um pouco mais alta. Aqui temos todas as urnas no modelo novo.
DÚVIDAS
Os mesários tiveram muitas dúvidas, mesmo os que trabalham há anos. Outra novidade é que agora ele pode digitar o CPF do eleitor na urna, o que deve agilizar a identificação de quem vai votar, porque o seu CPF está em nosso cadastro oficial.
Aline ainda solicitou que seja divulgado este aviso aos eleitores: levem anotados em um papel o número do candidato a vereador e o número dos candidatos a prefeito e vice-prefeito, para que não aconteçam demoras ou erros na identificação dos candidatos.