Participando da Soul Gravelland, prova que reúne apenas a modalidade de bikes Gravel, uma bike mista que anda tanto no asfalto quanto em estradas de chão batido, o caraense Alex Freiberger conquistou neste fim de semana o primeiro lugar neste certame ciclístico que aconteceu na Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, um percurso bastante difícil para os profissionais desta modalidade de disputa e que foi a sua primeira participação nessa modalidade. O evento contou com 48 participantes de vários estados brasileiros.
BICICLETA EMPRESTADA
“Fui com uma bicicleta emprestada por um amigo, pois ainda não tenho esse tipo”, disse o famoso ciclista patrulhense. “Trata-se de uma bike relativamente inferior aos demais atletas e mesmo assim consegui vencer”, comemora o jovem desportista.
O PERCURSO
Ele conta que a prova foi incrível. “Largamos à meia noite de sexta-feira para sábado em Orleans/SC para um percurso de 183 quilômetros com 5.700 de altimetria acumulada com chegada na Serra do Rio do Rastro. Foi um percurso muito desafiador com muita subida inclinada e descidas bem técnicas, cheias de curvas, mas além do percurso desafiador, para uma prova assim o mental do atleta tem que estar muito bem, pois qualquer erro na alimentação e hidratação durante a prova pode custar caro!”, explica Alex.
ESCALADAS ÍNGREMES
A principal dificuldade enfrentada por ele durante a prova foi a de ter que fazer as escaladas mais íngremes com o conjunto de marchas que a bike tinha, pois era muito pesado e ele conta que fez muita força.
“Durante a prova fiz uso das bananinhas DaColônia para minha alimentação sólida, para me dar toda energia que eu precisava para ir o mais rápido possível”, relata.
OUTRO GRANDE DESAFIO
Para Alex Freiberger, a prova da Serra do Rio do Rastro, serve de preparação para outubro em que ele estará disputando uma etapa do campeonato mundial de ultra distância, que serão 1.000 quilômetros com 16.500 de altimetria. “Essas provas têm como característica serem autossuficientes (sem apoio nenhum externo, o atleta tem que se virar no percurso) e outra característica é o percurso ser todo guiado apenas por GPS. Então tem que estar ligado o tempo todo para não se perder”, explica na entrevista concedida à FOLHA PATRULHENSE.
MENSAGEM
E por fim, comemorando o grande feito por ele conquistado, deixa este incentivo a quem quer participar desta modalidade de esportes:
“A mensagem que posso deixar é que seja em uma prova ou algo que as pessoas queiram muito na vida, basta acreditar, dedicar, trabalhar em cima do sonho e não deixar abalar no primeiro tropeço, se cair, tem que levantar mais forte!”