Agendamento de consultas on-line é ampliado

O agendamento on-line de consultas nos postos de Saúde da cidade está se tornando uma realidade. O projeto piloto, que iniciou na unidade Odil Silva de Oliveira no dia 29 de outubro, agora será ampliado para mais duas unidades: Décio Martins Costa e Parque da Matriz, a partir desta sexta-feira, 14.

“Na unidade Odil temos 308 vagas de consultas semanais e também o maior volume de atendimentos e marcações de consultas, então foi uma forma de testar o sistema, que se mostrou muito eficiente”, explicou o secretário de Saúde, Juliano Paz. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em uma semana de utilização da ferramenta, foram 377 atendimentos, diminuindo em cerca de 80% as filas na unidade teste.

A expectativa é de que, com a chegada de novos médicos, mais postos de Saúde serão incluídos no Agenda Saúde nos próximos meses. A médica coordenadora do Departamento de Atenção Especial Básica, Carla Maciel, explica que, para utilizar o sistema, o paciente precisa fazer o seu cadastro na unidade de Saúde mais próxima da sua residência.

COMO FUNCIONA

No programa Agenda Saúde, as datas das consultas serão abertas para os sete próximos dias, contendo datas, horários e profissionais disponíveis para o atendimento. Desta forma, o sistema dará acesso as consultas disponíveis permitindo a livre escolha dos pacientes. No entanto, caso o usuário falte à consulta sem aviso prévio, seu acesso será bloqueado por 15 dias. “A orientação é: caso não possa comparecer, deve informar a unidade de saúde com antecedência mínima de quatro horas para evitar o bloqueio do seu acesso e disponibilizar a vaga para outra pessoa”, lembra o secretário Juliano Paz. Em caso de falta por motivos graves, a pessoa poderá entrar em contato com um atendente pelo sistema para realizar o desbloqueio do CPF.

FAÇA SEU CADASTRO

Nesta fase de implantação do processo, todos os moradores de Cachoeirinha já podem procurar suas unidades de referência e providenciar o cadastramento, que é o primeiro passo para ter acesso ao sistema.
Basta levar até a UBS de referência uma cópia do comprovante de residência e do CPF. Para quem consultou nos últimos dois meses, o cadastro já está feito. Usuários de ESFs que não estão cadastrados devem procurar suas unidades.
Como as consultas serão marcadas pelo site e pelo aplicativo, também é necessário providenciar o cadastramento nestas ferramentas através do fornecimento de CPF e outros dados.

PASSO A PASSO

  1. Acesse o site da Prefeitura: cachoeirinha.atende.net/cidadao; ou o aplicativo Atende.net;
  2. Faça login com CPF e senha no ícone que está no canto superior direito. É necessário fazer o cadastro no primeiro acesso;
  3. Acesse o link de Autoatendimento. Clique em AGENDAR na aba de Serviços Destaque;
  4. Escolha o profissional (CLÍNICO), dia e horário.
    PARA MARCAÇÃO PRESENCIAL: Vá no horário normal de atendimento da unidade de saúde.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade