Acigra inicia série de eventos com pré-candidatos ao Governo do Estado

Primeira edição, promovida no Paladino Tênis Clube, contou com a apresentação de Onyx Lorenzoni (PL)

Priscila Milán

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Gravataí (Acigra) promoveu, na última sexta-feira (10/6), no Paladino Tênis Clube, a primeira edição do evento Conhecendo o Pré-candidato: Ouvindo o Rio Grande. A série de encontros com aspirantes a governador foi aberta numa reunião-almoço para apresentação de Onyx Lorenzoni (PL). A presidente da Acigra, Ana Cristina Pastro Pereira, ressalta que outras edições estão sendo organizadas e em breve as datas e políticos participantes serão divulgados. “Entendemos que faz parte da cidadania possibilitar que os pré-candidatos apresentem suas propostas para que cada um possa fazer suas escolhas”, salienta. Nos eventos, além de destacar a trajetória dos possíveis candidatos ao Governo do Estado, a instituição vai oportunizar espaço para explanações e perguntas.

Na abertura, o público pôde conferir informações sobre o trabalho de Onyx Lorenzoni, que tem 67 anos, é natural de Porto Alegre, empresário, médico veterinário e deputado federal em quinto mandato. Também exerceu a função de ministro. “Estou em casa, tenho um carinho por Gravataí”, disse ao agradecer os presentes pela possibilidade de falar do cenário político e de planos para a gestão, se for eleito. Em seu discurso, o pré-candidato exaltou a parceria e amizade com o presidente da República, Jair Bolsonaro, a quem garante admirar pela forma como conduz o trabalho. Na opinião do filiado ao PL, o atual governo federal tem ajudado a recuperar o “orgulho de ser brasileiro” e feito o país evoluir em vários aspectos. “Com tanta corrupção pensava-se que o Brasil não tinha mais jeito. O Brasil estava à beira do abismo, mais um passinho e a gente caía. Como brasileiros devemos aplaudir esse país que vocês ajudaram a mudar”, comentou.

No relato, Lorenzoni criticou as administrações anteriores, enfatizando temas como prejuízos nas estatais, corrupção sistêmica, altos índices de criminalidade e desrespeito a direitos fundamentais. Defendeu que, a partir da eleição de Bolsonaro, surgiu um novo projeto de nação, no qual o preceito é de “menos para o governo, mais para as pessoas” e o combate à corrupção passou a ser tratado como prioridade. O pré-candidato a governador apontou que a “transformação no Brasil” começou a ficar evidente em 2019, com medidas como “corte de cargos e privilégios, avanço em concessões e privatizações, desburocratização e digitalização, respeito aos direitos das pessoas e a retomada de obras”. Associou a recuperação da confiança dos brasileiros a ações como Reforma da Previdência e consolidação de um programa de parcerias e investimentos.

 Bons resultados mesmo na pandemia

Para o deputado federal, apesar do começo da pandemia em 2020, os avanços continuaram no país, com investimentos em saúde, fornecimento do auxílio emergencial, programas para preservação de empregos, entre outras ações. “A sociedade só se transforma com a geração de emprego e renda. E para a tragédia deles (referindo-se a oponentes políticos), geramos mais de 750 mil empregos só nos primeiros quatro meses deste ano. O Brasil voltou a ficar entre as dez maiores economias do mundo”, relatou.

Estímulo ao empreendedorismo

Na parte de perguntas, um tema recorrente foi o empreendedorismo. Sobre isso, o político apontou que muitos brasileiros possuem espírito empreendedor, porém precisam de um impulso para prosperar. E isso dependeria de oportunidades de qualificação, aspecto que pretende dar atenção especial em seu governo, se eleito. Lorenzoni também falou sobre o Regime de Recuperação Fiscal, que a seu ver tem sido “tratado superficialmente no Rio Grande do Sul”; legislação ambiental, que, às vezes, acaba sendo um entrave para novos empreendimentos; e o “sonho da redução da carga tributária”.

Pedágio na Região Metropolitana

Outro assunto abordado no evento foi a instalação de praças de pedágio na RS 118. “Se eu for governador não vai ter pedágio aqui”, garantiu Onyx ao ser questionado sobre o que pensa a respeito da temática. Essa pauta também será discutida pela Acigra no dia 22 de junho, às 8h30, na edição online do Café com Negócios, com transmissão pelo Facebook e YouTube. Vão participar da conversa a presidente da associação, o vice Régis Albino Marques Gomes, o coordenador do Movimento RS 118 Sem Pedágios, Darcy Zottis, o diretor de Infraestrutura da Federação das Empresas de Logística e de Transporte de Cargas no RS (Fetransul), Paulo Ziegler, e o coordenador da Frente Parlamentar de Gravataí contra o Pedágio, vereador Paulo Silveira.

Presenças

O primeiro Conhecendo o Pré-candidato reuniu autoridades, entre as quais o prefeito Luiz Zaffalon e o vice Levi Melo, além de empresários e representantes de instituições locais. No encerramento da reunião, Onyx se comprometeu a fazer uma administração de muito diálogo com a população gaúcha, caso seja eleito.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade