Search
Close this search box.

Abertura de canal em Águas Claras eleva nível do Rio Gravataí

As soluções apresentadas pela Corsan à Prefeitura de Gravataí para evitar o desabastecimento de pelo menos 150 mil pessoas no município começam a gerar os primeiros resultados. De acordo com o Boletim de Estiagem da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, divulgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema/RS), o nível do Rio Gravataí subiu 25 centímetros nos últimos dias – de 21 para 46.

Na manhã da última quinta-feira (26/1), o Grupamento Ambiental da Guarda Municipal e da Defesa Civil de Gravataí, além da Guarda Florestal do Estado, percorreram o rio em uma nova ação de fiscalização. Os agentes públicos também acompanharam o andamento dos trabalhos para desviar água da Barragem do Incra no Banhado dos Pachecos, em Viamão, pelo Canal do DNOS, e garantir água às populações de Alvorada e Gravataí.

Cinco máquinas realizam a dragagem de um trecho de sete quilômetros do Canal do DNOS entre a barragem e o Rio Gravataí. A execução do serviço já permite uma vazão maior de água, resultando na elevação do nível verificada no rio, no ponto de captação, no Passo dos Negros, em Gravataí. Após a conclusão, que está prevista para os próximos dias, a intervenção garantirá um volume aproximado de 400 litros por segundo.

Como parte da estratégia da Corsan apresentada ao prefeito Luiz Zaffalon no início de janeiro é a construção de uma contenção no Bairro Mato Alto. A barreira com um metro de altura tem a finalidade de represar a água, que será desviada do Banhado dos Pachecos e garantir água na torneira de aproximadamente 40 mil economias. Na sexta-feira (27/1), já era possível observar a água quase na altura da contenção erguida com 150 metros cúbicos de pedra.

A recuperação do nível do Rio Gravataí é, mais que garantir água à população, assegurar o equilíbrio natural de todo um ecossistema. Diante de tal importância, a Prefeitura de Gravataí e Corsan acompanham o tema de forma permanente em busca de outras soluções, como o uso emergencial de outros mananciais e até mesmo a compra de água de açudes particulares. “Estamos não só cobrando ações da Corsan, mas trabalhando juntos, oferecendo todos os recursos, para encontrarmos as soluções, ainda que de forma emergencial”, reitera o prefeito Luiz Zaffalon.

Com o objetivo de fazer cumprir o Decreto 20.241/2022, que estabelece as diretrizes municipais para a racionalização e combate ao desperdício de água em Gravataí, a Guarda Municipal tem percorrido a cidade, alertando, principalmente, donos de postos de combustível, de revendas e de lavagens de carro. “Até que a Corsan apresente e execute obras definitivas, que resolvam de vez o problema de abastecimento na cidade durante o verão, essa é uma tarefa de todos, tratar a água como o bem mais precioso, com uma atitude cidadã de responsabilidade”, reitera o prefeito.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade