Search
Close this search box.

Dia do Bombeiro reúne militares, autoridades e comunidade em confraternização no quartel de SAP

O Dia Nacional do Bombeiro, comemorado em 2 de julho, foi celebrado com um momento de confraternização no quartel do Corpo de Bombeiro Militar de Santo Antônio da Patrulha. O almoço reuniu militares da ativa, bombeiros da reserva, autoridades, empresários, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além da imprensa, em uma homenagem ao trabalho desenvolvido pela corporação junto à comunidade.
A programação foi conduzida pelo comandante do Pelotão do Corpo de Bombeiro Militar de Santo Antônio da Patrulha, Tenente Joel Cardoso, e contou com a presença do comandante da 2ª Companhia do 9º Batalhão de Bombeiro Militar, Capitão Thiago José Bona de Souza.
Segundo o capitão, a data representa muito mais do que uma comemoração institucional. É um momento de fortalecer os laços entre aqueles que dedicam a vida ao serviço da população.
“É uma data extremamente importante que comemora o Dia Nacional do Corpo de Bombeiros Militar. É um momento de confraternização do efetivo, reunindo também os militares da reserva que atuaram neste quartel para compartilhar histórias e manter vivo um dos principais valores da corporação, que é o companheirismo. Esses valores nos mantêm unidos tanto nas ocorrências quanto nos momentos de celebração”, destacou.

Pelotão é referência pela capacidade operacional
Ao falar sobre o quartel patrulhense, o comandante da companhia enalteceu a estrutura e o trabalho desenvolvido pela equipe comandada pelo Tenente Joel Cardoso.
“Em Santo Antônio da Patrulha temos um dos pelotões com maior capacidade de resposta operacional da região, graças à ampla gama de equipamentos disponíveis. A população pode ter a certeza de que estamos preparados para atuar nos mais diversos tipos de ocorrências”, afirmou.

Ligação com Santo Antônio da Patrulha
Embora atualmente atue no comando da 2ª Companhia do 9º Batalhão de Bombeiro Militar, responsável pelos municípios de Santo Antônio da Patrulha, Osório e Capão da Canoa, o Capitão Thiago Bona possui uma ligação pessoal com a cidade.
Neto do saudoso advogado Flávio José Gomes de Souza, ele morou em Santo Antônio da Patrulha até os 17 anos, estudando na Escola Estadual Patrulhense, onde concluiu o ensino fundamental e médio.
Natural de Porto Alegre, considera-se patrulhense e conta que sua vocação nasceu quando trabalhou como bombeiro civil.
“É uma satisfação poder contribuir com esta região. Depois de morar no litoral, na Capital e trabalhar também no interior do Estado, hoje estou de volta para servir uma comunidade da qual faz parte da minha história”, afirmou.

“Fazer a diferença na vida das pessoas”
O comandante do Pelotão local, Tenente Joel Cardoso, definiu o Dia do Bombeiro como uma oportunidade de agradecer pela missão desempenhada diariamente.
Integrante da corporação desde 1998, ele recordou que, ao ingressar na carreira, não imaginava os desafios que enfrentaria.
“Tem sido extremamente gratificante poder fazer a diferença na vida das pessoas e trabalhar para ajudar a comunidade. Somos um quartel muito participativo e presente tanto em Santo Antônio da Patrulha quanto em Caraá. Nosso trabalho é respeitado pela população e isso nos motiva cada vez mais.”
Cardoso destacou ainda a importância da presença dos bombeiros veteranos durante a comemoração.
“É uma alegria reunir colegas da ativa, militares da reserva, autoridades, empresários e amigos para celebrar uma data tão importante para todos nós.”

Maior efetivo da história
O comandante também ressaltou a evolução da estrutura do quartel patrulhense nos últimos anos.
Segundo ele, atualmente o efetivo conta com 23 bombeiros militares, o maior já registrado no município.
“Houve uma época em que Santo Antônio da Patrulha contava com apenas nove bombeiros. Hoje somos 23 militares e aguardamos ainda a chegada de mais três bombeiros temporários, que estão em fase de formação.”
Apesar dos avanços, Cardoso afirma que o trabalho de modernização é permanente.
“Nunca nos acomodamos. Estamos sempre buscando novos equipamentos e viaturas para oferecer um atendimento cada vez melhor à população.”

Equipamentos de última geração
O quartel de Santo Antônio da Patrulha é considerado um dos mais bem equipados do Litoral Norte.
Entre os recursos disponíveis estão três drones — dois deles equipados com câmera térmica para localização de vítimas —, caminhão equipado com desencarcerador hidráulico, equipamentos de proteção individual (EPIs) de última geração e diversos materiais utilizados nas mais variadas ocorrências de resgate, incêndios e salvamentos.
Outro importante reforço é o compressor torácico mecânico, adquirido recentemente com recursos destinados pelo Poder Judiciário.
O equipamento é utilizado em casos de parada cardiorrespiratória e realiza automaticamente compressões torácicas dentro dos padrões estabelecidos pelos protocolos internacionais de atendimento pré-hospitalar, permitindo maior eficiência durante o socorro e aumentando as chances de sobrevivência das vítimas.
Com efetivo ampliado, equipamentos modernos e constante qualificação da equipe, o Corpo de Bombeiro Militar de Santo Antônio da Patrulha reafirma seu compromisso de prestar um atendimento rápido, eficiente e cada vez mais preparado para atender às necessidades da comunidade patrulhense e da região.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade