A advogada Stênia Souza considera o seu primeiro ano na presidência da Ordem dos Advogados do Brasil com estas declarações: “Extremamente intenso, desafiador e, ao mesmo tempo, muito gratificante. Assumi com um grande senso de responsabilidade, não apenas por ser a primeira mulher a ocupar esse cargo em 40 anos de história da OAB na nossa cidade, mas principalmente pelo compromisso de fazer uma gestão presente, ativa e conectada com a advocacia e com a sociedade.”
AGRADECIMENTOS
A presidente da subseção aproveita esta entrevista para agradecer, de forma muito especial, à sua diretoria o Vice-Presidente Diones Buhler, Tesoureiro Filipe Souza, Secretário-Geral Charles Souza e a Secretária-Geral Adjunta Morganna Zanotto, e a todos que trabalham e levam o nome da OAB com seriedade e compromisso. “Fico muito feliz em saber que posso contar com colegas tão dedicados e engajados.”
CONQUISTAS
A presidente da OAB patrulhense afirma que ao longo desse período, houve conquistas muito importantes para a advocacia e para a sociedade. “Destaco a implantação da Sala da OAB na Delegacia, a Casa da OAB no Parque de Rodeios, a realização da audiência pública propositiva sobre a necessidade da Terceira Vara, além de melhorias na sede da OAB e avanços no diálogo institucional com o Judiciário.” Na avaliação de Stênia, essas ações demonstram uma OAB presente, atuante e comprometida com o fortalecimento da advocacia e com a melhoria da prestação dos serviços à população. “Seguimos trabalhando com responsabilidade, união e muita vontade de fazer ainda mais.”
E salienta a presidente: “Nada do que conquistamos até aqui — nenhum evento, nenhuma ação e nenhum avanço — seria possível sem esse trabalho coletivo. A OAB é feita de pessoas, e é essa união que fortalece a instituição e nos permite seguir avançando.”
PROXIMIDADE DOS ADVOGADOS
Afirma a entrevistada, que desde o início, buscou uma OAB mais próxima dos advogados e advogadas, fortalecendo a instituição, promovendo ações concretas e participando ativamente dos debates que impactam o sistema de justiça e a comunidade como um todo. “Foi um ano de muito trabalho, diálogo e construção coletiva, e sigo com ainda mais disposição para avançar.”
PROJETOS
Stênia Souza salienta que possui muitos projetos importantes para este ano. A ideia é dar continuidade às ações já iniciadas e ampliar ainda mais a atuação da OAB, tanto no apoio à advocacia quanto na participação social.
“Queremos fortalecer a valorização profissional, manter o diálogo com o Judiciário, Ministério Público e demais instituições, além de dar continuidade aos projetos:
- OAB vai à Escola (palestras realizadas nas escolas, visando no conhecimento dos direitos e deveres dos alunos);
- OAB vai à Luta (aulas de jiu-jitsu às crianças em situação de vulnerabilidade);
- Solta esse cabelo (palestras e encontros com crianças e adolescentes negras para aceitarem o seu cabelo, demonstrando como usar e tratar);
- OAB na comunidade (dar auxílio aos moradores de rua);
Além desses projetos já existentes, temos mais dois que logo tiraremos do papel e tornaremos público. O objetivo é intensificar projetos voltados à cidadania, aos direitos humanos e à aproximação da OAB com a comunidade.”
ORDEM ATUANTE
A presidente deixa claro que a sua gestão acredita em uma OAB atuante, que não se limita às demandas internas da classe, mas que também contribui ativamente para uma sociedade mais justa e democrática. “Eu e todos que me acompanham nesta gestão temos muita energia e vontade de seguir fazendo mais.”
TERCEIRA VARA
Sobre a instalação da Terceira Vara Judicial – destaca Stênia – é uma pauta prioritária da nossa gestão. “Temos defendido esse pleito de forma firme e responsável, porque ele representa uma necessidade real para a melhoria da prestação jurisdicional na nossa comarca.
A presidente salienta que a subseção de Santo Antônio caminha junto com a Seccional. “Estamos portanto, aguardando a reunião com Corregedoria Geral de Justiça e estará ao nosso lado o Presidente da OAB do Rio Grande do Sul Leonardo Lamachia, momento em que será apresentado dados, demonstrando a sobrecarga atual e reforçando a importância dessa estrutura. Embora seja uma demanda complexa, há avanços no debate e seguimos trabalhando incansavelmente para que esse pleito se concretize, sempre em defesa da advocacia e da população.”
EMPENHO DA MAGISTRATURA
A presidente da Ordem deixa claro que em todas as suas falas parabeniza o empenho dos magistrados e servidores. “Também não poderia deixar de registrar que, mesmo com a sobrecarga, realizam um trabalho de excelência em nossa Comarca. Inclusive, houve autorização da criação da Vara de Garantias de Osório, e, portanto, neste período em que a Vara de Osório ainda não está em funcionamento, a nossa Comarca assume as competências dos juízos de garantias e a competência das custódias, ou seja, é ainda mais demanda para os nossos servidores e magistrados”, destaca a presidente, para completar: “Portanto, cabe sim a OAB parabenizar o comprometimento com a nossa Comarca ao Dr. Rafael Gomes Cipriani Silva (Juiz da 1ª Vara Judicial) e o Dr. Marco Luciano Wächter.”
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Frisou também que no dia 31 de outubro de 2025, foi realizada uma audiência pública propositiva, na qual foram apresentados dados concretos que demonstram a sobrecarga de processos na comarca e a real necessidade da criação de uma terceira vara.
O evento contou com a presença de autoridades, representantes de instituições e da população em geral, e foi um grande sucesso, tanto pela participação quanto pela qualidade do debate. “A partir dessa audiência, fortalecemos ainda mais o pleito, com embasamento técnico e institucional, e demonstraremos junto ao Tribunal de Justiça a urgência dessa demanda, que visa garantir mais celeridade e eficiência na prestação jurisdicional para toda a sociedade.”
OUTRAS CONSIDERAÇÕES
Por fim, afirma acreditar muito no papel institucional da OAB e na força do trabalho coletivo. “Fazer história como a primeira mulher presidente é motivo de orgulho, mas também de responsabilidade. Estou muito feliz com tudo que já construímos até aqui e ainda mais motivada para continuar trabalhando pela OAB, pela advocacia e pela sociedade da nossa cidade”, conclui a presidente Stênia Souza.