O Sistema FIERGS realizou nesta terça-feira (4), por meio do Conselho de Articulação Política (Coap), o Seminário Eleições 2026. O evento ressaltou a importância da interlocução com o meio político para orientar a tomada de decisões empresariais e o desenvolvimento do estado e do país. O encontro também destacou a importância de o setor industrial levar suas principais pautas aos futuros candidatos. Em 2026, a população brasileira escolherá novos presidente, governadores, deputados estaduais e federais e senadores.
O presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, afirmou que o pleito representará um marco decisivo para o futuro da nação. “É o momento em que a sociedade brasileira irá escolher os rumos da economia, definir o clima para os investimentos e desenhar o futuro do setor produtivo na próxima década. A indústria não pode ser mera espectadora desse processo. Devemos ser protagonistas na construção de propostas que fortaleçam a economia, gerem empregos de qualidade e promovam o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e do Brasil”, destacou.
Entre as principais reivindicações do setor, Bier ressaltou a necessidade de um fundo de desenvolvimento para sul e sudeste, um sistema tributário racional, a busca pelo equilíbrio fiscal, investimentos em infraestrutura, simplificação da burocracia e educação voltada à formação profissional para a indústria do presente e do futuro.
O coordenador do Coap, Diogo Paz Bier, complementou que a FIERGS está se antecipando para construir um posicionamento político sólido. “Representamos 56% do ICMS gerado no Rio Grande do Sul e temos a obrigação de ser locomotiva e protagonistas desta eleição. Precisamos mostrar aos candidatos a importância da indústria. Meu convite é para que entendamos os cenários e estejamos preparados”, afirmou.
Fonte: Imprensa Fiergs/Ciergs