Nesta segunda-feira (29/9), Santo Antônio da Patrulha recebeu mais um reforço do governo do Estado no combate à criminalidade. O vice-governador Gabriel Souza inaugurou a 5ª Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab) no município. A unidade funcionará no prédio da sede da Delegacia de Polícia local, espaço também inaugurado na mesma cerimônia. Na ocasião, tomou posse o delegado Juliano Carvalho.
COMBATE AOS CRIMES RURAIS
Gabriel ressaltou que as novas delegacias regionais têm papel fundamental no combate ao crime organizado, especialmente no meio rural. “Infelizmente, hoje o crime no campo muitas vezes é praticado por quadrilhas fortemente armadas, que não apenas cometem o abigeato, mas também roubam insumos e maquinários agrícolas. É por isso que precisamos de uma política pública firme, que garanta segurança não só nas cidades, mas também no campo, responsável por 40% do PIB gaúcho e pela produção dos alimentos e da riqueza do Estado”, defendeu o vice-governador.
Ele lembrou ainda os avanços obtidos na área da segurança pública. “Sob a liderança do governador Eduardo Leite, temos batido recordes históricos de queda na criminalidade. Já subimos várias posições no ranking nacional e hoje o Rio Grande do Sul é o terceiro Estado mais seguro do país. Nosso objetivo é seguir avançando. Quero dividir essas conquistas com os homens e com as mulheres das nossas forças policiais, que são os grandes responsáveis por esses resultados tão significativos”, destacou Gabriel.
COMPROMISSO COM A SEGURANÇA
Para o prefeito Rodrigo Massulo, a inauguração reforça o compromisso da gestão com a segurança da comunidade: “A nova delegacia é resultado de um trabalho sério de articulação junto ao Governo do Estado e de planejamento, com foco em melhorar a qualidade da segurança pública em nosso município. Agora, nossa Polícia Civil terá um espaço muito melhor estruturado para desempenhar seu papel fundamental na proteção da nossa comunidade. Essa é mais uma ação da nossa gestão neste sentido, assim como foi a recente ampliação do número de câmeras de videomonitoramento e o fortalecimento do cercamento eletrônico no município. Seguimos trabalhando por uma Santo Antônio cada vez mais segura para todos”, afirmou Massulo, que ainda agradeceu o apoio dos deputados estaduais Delegada Nadine e Luciano Silveira, bem como do deputado federal Lucas Redecker e do Poder Legislativo Municipal na concretização desta conquista.
A instalação da DECRAB em Santo Antônio é fruto da articulação da atual administração municipal junto ao Governo do Estado e atende a uma antiga demanda dos produtores rurais da região, que agora passam a contar com uma unidade especializada no combate ao abigeato e a outros crimes que afetam diretamente o setor agropecuário. O município também é parceiro direto nessa conquista, custeando o aluguel do prédio, em um investimento mensal superior a R$ 10 mil.
CAMINHO CERTO
A segurança é uma das áreas prioritárias do governador Eduardo Leite, como foi destacado na solenidade. Os dados demonstram que o Rio Grande do Sul está no caminho certo. Só nos primeiros sete meses de 2025, os casos de abigeatos caíram 10% em comparação ao mesmo período de 2024, consolidando os recuos nos crimes rurais. No ano passado já havia sido registrada uma redução de 21% em relação ao ano anterior. Em 2023, o decréscimo foi de 15%, em relação a 2022.
EXPANSÃO NO APOIO AO PRODUTOR
“Santo Antônio da Patrulha tem governo do Estado”, como destacou o Secretário da Segurança. O titular da Pasta, Sandro Caron, participou dos atos. “Essa é mais uma entrega da SSP que vem expandindo o atendimento ao produtor em seus canais presenciais, como as Delegacias de Polícia Especializadas na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrabs) e como a Delegacia Online do Agro (Agrodol). Nossa missão é a segurança de todos os gaúchos”, afirmou Caron.
SEGURANÇA PARA A REGIÃO
O chefe de Polícia, delegado Heraldo Chaves Guerreiro, reafirmou o compromisso da Polícia Civil com a segurança da região. “Os policiais desta delegacia já estão atuando aqui há mais tempo. Eles estão preparados e conhecem a região como ninguém, o que garante um olhar preciso para os riscos do litoral e do interior do Estado”, disse Guerreiro.
UM MARCO PARA O ESTADO
Para o diretor da Divisão de Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Dicrab), delegado Heleno dos Santos, a inauguração é um marco não apenas na região, mas para todo o Rio Grande do Sul. “Ela representa o reconhecimento da importância do setor rural e da necessidade de um enfrentamento mais técnico e direcionado à criminalidade no campo, que atinge produtores, vítimas de crimes como furto ou roubo de gado, de máquinas e insumos agrícolas, fraudes e outros crimes organizados que impactam a produção agropecuária”, ressaltou.
SOBRE AS DECRABS
A 5ª Decrab, em Santo Antônio da Patrulha, vai operar de forma estratégica, atuando com policiais e delegados especializados, abrangendo uma macrorregião de 78 municípios, incluindo parte do Litoral e da Serra.
Possuindo um espaço acessível, com estacionamento próprio, a estrutura conta com gabinetes, cartórios, salas de investigação e de registro de ocorrência, além de áreas de convivência, alojamentos e celas, garantindo mais eficiência no atendimento e no combate à criminalidade.
A iniciativa foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Polícia Civil e a Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, que assegurou o aluguel do imóvel, além do apoio do Consepro, que por meio de contribuições da comunidade ajudou na aquisição de mobiliário e equipamentos. Mais do que uma nova estrutura física, este prédio simboliza um compromisso renovado com a segurança, o serviço público de qualidade e o respeito à população.
DELEGACIA ESPECIALIZADA
A Decrab de Santo Antônio da Patrulha será responsável por atender uma macrorregião que abrange 78 municípios distribuídos em seis regiões policiais do Rio Grande do Sul. A unidade terá a missão de prevenir, reprimir e investigar crimes rurais e de abigeato, incluindo furtos de gado, maquinário agrícola, defensivos e insumos, além de combater organizações criminosas ligadas ao meio rural. A instalação da Delegacia Especializada responde à crescente demanda por um combate qualificado a essas modalidades criminosas, que afetam diretamente o agronegócio local e regional.
LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA
Localizada em um ponto estratégico no entroncamento de importantes rodovias gaúchas, Santo Antônio da Patrulha se torna um polo regional de segurança rural. Essa posição permitirá maior coordenação policial, intercâmbio rápido de informações e repressão eficaz às rotas de escoamento de produtos furtados.
O aluguel do novo imóvel foi viabilizado por meio de uma parceria entre a Polícia Civil e a Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha. O projeto também contou com apoio do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), que, com contribuições da comunidade, possibilitou a compra de mobiliário e equipamentos.
PRESENÇAS
Estiveram presentes, além do vice-governador, o secretário de Segurança Pública Sandro Caron, o secretário de Logística e Transportes Juvir Costella, representando a Assembleia Legislativa a deputada e delegada Nadine Anflor, o Promotor de Justiça Camilo Vargas Santana, o Juiz titular da 1ª Vara Rafael Gomes Cipriani, deputado federal Lucas Redecker, o prefeito Rodrigo Massulo, seu vice Marcelo Gaúcho, os prefeitos de Caraá Bolívar Gomes e de Glorinha Leonardo Carvalho, o chefe de Polícia do Rio Grande do Sul, Heraldo Chaves Guerreiro, a subchefe de Polícia, delegada Adriana Regina da Costa, a Delegada Regional de Polícia Sabrina Deffente, o delegado de Polícia Civil Valdernei Tonete, o primeiro titular da DP sendo inaugurada, delegado Juliano Aguiar de Carvalho, outros titulares de DPs da região, o delegado aposentado João Carlos da Luz Diogo, o comandante do 8º BPM tenente coronel Luiz César, o presidente da Câmara vereador André Selistre e outros parlamentares municipais a secretária executiva da ACISAP Beatriz Marques, presidente do Sindicato Rural Diego Borges, produtores rurais e pecuaristas dentre outros.
Com informações da ASCOM/SSP, Imprensa Polícia Civil e edição da Folha Patrulhense.