Tendo despontado no começo das atividades do Centro Clube e se transformado em orgulho para os patrulhenses amantes da tradição em um Centro de Tradições que já levou para os tablados o que de mais belo têm as tradições gaúchas, que é preservar os ideais sempre defendidos por aqueles que idealizaram o Movimento Tradicionalista Gaúcho e, consequentemente, os Centros de Tradições, o Cel. Chico Borges está dizendo a que veio.
Ou seja, retornando com todo o vigor para que seu Centro de Tradições voltem a brilhar nos tablados para também continuar sendo um dos orgulhos desta terra.
Na Semana Farroupilha, conforme disse à reportagem Adriana Monteiro, o galpão do CTG esteve sempre lotado daqueles que vivenciam o tradicionalismo e, no período daquela semana, se sentiram atraídos pela Chama Crioula a arder no candeeiro em seus eventos.
O hasteamento e arriamento das bandeiras sempre esteve a cargo de autoridades e convidados.
Desde a chegada da chama crioula no dia 17, recebida pelo patrão Romar e pelo prefeito Rodrigo Massulo, representantes do Legislativo Municipal e pelo Tenente Cardoso, comandante do Corpo de Bombeiro Militar e demais lideranças, o comparecimento dos tradicionalistas foi uma constante, seja nas rondas sempre com a presença de piquetes de laçadores e dos demais convidados.
A programação deste ano foi uma homenagem aos capatazes dos piquetes de Laçadores do município de Santo Antônio. Homenagem especial aos senhores João luiz Mendes (Bagana) e Diego Borges Peixoto, que foram agraciados pela Câmara de Vereadores, que realizou sessão especial no galpão do CTG Patrulha do Rio Grande com o Mérito Farroupilha.
Dentre as atividades sociais, o Café das Mulheres homenageou este ano o Dia da Mulher Patrulhense, sendo agraciadas as vereadoras patrulhenses, comunicadoras do Rádio e laçadoras do piquete de mulheres Mathias Velho B.
O Desfile Farroupilha de sábado, dia 20, como acontecia em anos anteriores, foi mais uma vez promovido e organizado pelo Chico Borges, levando às ruas da cidade 44 piquetes de laçadores que reuniram cerca de 1.500 cavalarianos.No fim da tarde foi extinta a Chama Crioula depois da primeira etapa da Taça Farroupilha, que deveria continuar no domingo, dia 21, mas que terminou sendo suspenso, haja vista que a chuva torrencial da madrugada causou problemas aos acampados no parque do Sindicato Rural em Barro Vermelho, mas devendo ser marcada nova data para a sua conclusão.
No jantar baile, a apresentação da Escolinha de Danças Tradicionais teve muitos aplausos dos presentes.