Servidor público de carreira e ex-diretor do Departamento de Resíduos Sólidos do município, Dirceu Machado foi escolhido para ser o novo titular da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM), cargo que assumiu pela terceira vez.
Ele substitui Suelen Kaltbach. Servidor da SEMAM há mais de 20 anos, Dirceu assumiu a titularidade da pasta pela terceira vez, tendo sido a mais recente no final do ano passado, quando ocupou o cargo interinamente por conta da licença maternidade de Suelen. Ele também foi secretário da Agricultura de 2013 a 2016, bem como vereador de 2017 a 2020, e diretor do Departamento de Expansão Rural da SEMAM, de 2021 a 2024.
GRANDE CONHECIMENTO DA ÁREA
“O Dirceu é um profundo conhecedor da realidade da pasta em nosso município, possuindo ampla experiência na área, enquanto servidor de carreira da SEMAM. Quando a Suelen me comunicou de sua saída, não tive dúvidas de quem era a pessoa mais indicada para assumir o seu lugar. Quero aproveitar e deixar um agradecimento público da Administração à Suelen Kaltbach, que desempenhou um trabalho irretocável à frente da SEMAM”, enfatizou o prefeito.
NOVO SECRETÁRIO FALA SOBRE OS SEUS PROJETOS
Falando para a FOLHA PATRULHENSE, Dirceu Machado começa afirmando ser “honra receber novamente este convite para ocupar um cargo tão importante e representativo em nosso município. Voltar a assumir esta cadeira nos proporciona a oportunidade de contribuir ainda mais para a melhoria dos serviços prestados pela Secretaria, que hoje tem grande responsabilidade perante a sociedade.”
PROJETOS
Falando sobre os seus projetos enquanto titular do novo cargo, o secretário salienta que a Agricultura no Brasil, como um todo, vive momentos de grave crise. “E em Santo Antônio da Patrulha não é diferente. Depois de anos de sucessivos desastres ambientais, como secas e enchentes, hoje enfrentamos um cenário de superprodução, com preços baixos e um custo de produção, muitas vezes, superior ao preço final dos produtos. Ainda assim, o agricultor patrulhense é resiliente e, a cada safra, procura alternativas para se manter vivo no mercado.”
DIFICULDADES
Indagado sobre quais as principais dificuldades enfrentadas pelos agricultores locais, o experiente secretário afirma que elas são semelhantes às enfrentadas em outras regiões: alto custo de produção, falta de liquidez para segurar o produto e vender em um momento melhor, escassez de crédito e seguros acessíveis, além da concorrência desleal com produtos vindos de outros países. “Todos esses fatores acabam comprometendo e atrasando o desenvolvimento da nossa agricultura.”
FALTA ESTÍMULO
Machado concorda em que, como afirma, “infelizmente, a Agricultura não tem recebido a valorização que merece no nosso país. Nossos agricultores são profissionais de altíssimo nível, com produtividade e qualidade extraordinárias. Utilizam tecnologias de ponta e, ao mesmo tempo, respeitam os limites ambientais, mantendo o equilíbrio entre produção e preservação. No entanto, o setor ainda carece de maior atenção e apoio por parte dos governos federal e estadual.”
RECONHECIMENTO
Por fim, o novo secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente expressa o seu agradecimento ao prefeito Rodrigo e ao vice Marcelo pela confiança no seu trabalho e por permitirem o seu retorno à titularidade da pasta da Agricultura e Meio Ambiente. “Também gostaria de reforçar que estamos empenhados em trabalhar pelo fortalecimento da Agricultura em Santo Antônio da Patrulha. O setor é estratégico não apenas para a economia local, mas para a qualidade de vida da nossa população, pois é ele que garante alimento na mesa e desenvolvimento sustentável para o município”, finaliza Dirceu Machado.