O Concurso Municipal Amador de Fotografia, promovido pelo Museu Caldas Júnior, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes, consolida-se, em sua quinta edição, como grande evento no município, pois neste ano superou todas as expectativas, com o recorde de 288 imagens inscritas, num total de 116 fotógrafos amadores. O Concurso já faz parte do Calendário de Eventos do Município, por meio da Lei nº 8.848, de 2021.
Parte integrante da programação da Feira Nacional da Cana-de-Açúcar, Rapadura, Sonho e Arroz há quatro anos o palco da FENACAN, no sábado, dia 9 de agosto, recebeu os vencedores da edição do Concurso em 2025.
Quinze fotografias foram selecionadas por um grupo de cinco jurados. Foram cinco categorias, com quatorze vencedores, já que uma participante foi premiada em mais de uma categoria.
O anfitrião da cerimônia de entrega das premiações, presidente do Museu, Rafael Barcela, recepcionou os convidados, juntamente com as Soberanas da FENACAN, Hérika Magally e Kêmelin Seewald. O vice-prefeito e secretário das Obras, Trânsito e Segurança, Marcelo Gaúcho; o presidente do Legislativo Patrulhense, André Selistre; o secretário da Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Airoldi, o Canário; a diretora administrativa e financeira do Museu, Carla Cunha, além dos jurados Cintia Clezar, Édipo Mattos, Hermogenes Silveira, Rosalva Rocha e Stênia Souza, bem como os vereadores Gerusa Silveira, João Luís Moreira, Jorge Eloy de Oliveira e Valtair Andrade, revezaram-se na entrega das premiações.
Os pronunciamentos das autoridades municipais enalteceram o Concurso Municipal Amador de Fotografia, destacando sua relevância para o incentivo à arte, à valorização do olhar criativo da comunidade e à preservação da memória local. As manifestações ressaltaram o papel do Concurso como espaço democrático de expressão cultural, capaz de reunir talentos de diferentes idades e experiências, fortalecendo o sentimento de pertencimento e o orgulho por Santo Antônio da Patrulha.
Rosa Maria Gil Gomes, que teve sua fotografia escolhida como a “Foto das Fotos”, falou em nome dos participantes. Em sua manifestação, enalteceu a importância do Concurso como incentivo à arte fotográfica e ao registro das belezas e memórias de nossa cidade.
O jornalista Hermogenes Silveira, falando em nome do Corpo de Jurados, agradeceu o convite para integrar a comissão avaliadora do 5º Concurso Municipal Amador de Fotografia. Manifestou sua alegria em participar do júri e ressaltou a qualidade e o empenho demonstrados pela organização do Concurso, que, segundo ele, garantiram o sucesso e a credibilidade desta edição.
De acordo com a presidente, a edição de 2025 superou expectativas e bateu recordes, com um aumento aproximado de 68% no número de participações e de 89% na quantidade de imagens recebidas. “Esse resultado reafirma o crescente interesse da comunidade pela arte fotográfica e pela valorização do olhar patrulhense. E, acima de tudo, celebramos a dádiva de registrar, por meio da fotografia, as maravilhosas criações de Deus, que se manifestam na natureza, nas pessoas, nos animais e nos momentos que compõem a vida”, disse Rafael Barcela.
As fotografias premiadas ficarão em exposição durante toda a FENACAN, no MultiEspaço, até o próximo domingo, dia 17 de agosto, e, após este período serão publicadas nas redes sociais e no site do Museu Caldas Júnior.