O Hospital de Santo Antônio da Patrulha- Associação Hospitalar Vila Nova tem realizado muitos atendimentos ambulatoriais de sintomas gripais no mês de junho de 2025. Com a chegada do inverno e a queda das temperaturas, a tendência é que o número de atendimentos aumente significativamente. Em relação às internações hospitalares, temos atendido principalmente pacientes com diagnóstico de Influenza A, geralmente adultos e crianças, não excedendo o número de dois pacientes internados por semana. Em média o tempo de permanência fica em torno de 3 – 4 dias de internação hospitalar.
O Hospital de Santo Antônio da Patrulha tem disponibilizado aos seus pacientes tanto em nível ambulatorial quanto internados, os testes rápidos para Covid e Influenza para aqueles pacientes com critérios e sintomas até sete dias, bem como RT PCR para diagnóstico de Síndrome Respiratória Aguda Grave em pacientes com critério e sintomas há mais de sete dias.
A influenza, popularmente conhecida como gripe, é uma infecção respiratória aguda causada pelo vírus influenza. Existem três tipos principais que afetam humanos: influenza A, B e C, sendo os tipos A e B os mais relevantes clinicamente.
A transmissão ocorre através de gotículas respiratórias (tosse, espirro, fala) ou por contato com superfícies contaminadas. O período de incubação é geralmente de 1 a 4 dias e o período de transmissibilidade é de 1 dia antes até cerca de 5 a 7 dias após o início dos sintomas (pode ser mais longo em crianças ou imunossuprimidos).
Os sintomas mais comuns são: Febre alta e de início súbito, dor de cabeça, dores musculares (mialgia), tosse seca, dor de garganta, coriza, fadiga, calafrios. Como medida preventiva orientamos a vacinação anual (principal forma de prevenção) disponível nos postos de saúde do município, higienização das mãos com frequência, evitar aglomerações em períodos de surto, etiqueta respiratória (usar o antebraço ao tossir/espirrar) e uso de máscara.