Esteve em Santo Antônio da Patrulha nesta segunda-feira, o Diretor da Divisão das DECRABs (Delegacia de Combate ao Roubo de Gado), delegado Heleno dos Santos, juntamente com o Comissário Patrício, titular de uma das delegacias especializadas nesta modalidade de combate à criminalidade, para falar sobre a iminente entrada em atividades da DECRAB deste município.
Ele, que esteve acompanhado do delegado Valdernei Tonete, disse à reportagem que ainda não há uma data exata da inauguração, por depender de algumas questões burocráticas, porém calcula que dentro de no máximo um mês e meio isso deva ocorrer. Os móveis devem ser instalados em seguida no mesmo prédio-sede da Delegacia de Polícia de Santo Antônio, que se localizará atrás da loja Colombo, na cidade baixa.
COMO SERÁ
“A equipe está formada, estamos na dependência do nome do delegado, mas estamos com muita vontade de trabalhar no combate aos crimes rurais que afetam não só Santo Antônio, mas a toda uma microrregião que abrange cerca de 64 municípios.”
Afirma o delegado que a presença desta delegacia especializada se tornará um pólo de investigação e repressão aos crimes rurais, fazendo parte de uma divisão que abrange todo o Estado do RGS e o que é muito importante: realizando um trabalho com todas as outras DECRABs do Estado.
“Trata-se de uma importante conquista para a comunidade e para a região, ter órgão especializado de combate ao crime organizado, neste caso o abigeato.
Heleno dos Santos lembrou que o Comissário Patrício fez na reunião da Câmara, um relato, onde verificamos uma diminuição muito drástica nos abigeatos, graças a este trabalho especializado que daqui há alguns dias estará sendo feito também em SAP.”
COMISSÁRIO PATRÍCIO
O conhecido policial disse que está sendo presenciado um momento histórico na segurança em SAP e região e as DECRABs, conforme vão se estabelecendo atingem uma região importante no Estado como o caso de Santo Antônio que, conforme afirmou, terá um momento histórico de enfrentamento ao crime nesta região. “Tenho um carinho especial por Santo Antônio, por ser um município acolhedor, diferente de outros municípios onde já trabalhamos.”
Patrício também fez uma revelação: “Uma das maiores operações que realizamos na história, foi a Operação Patrulha, onde ocorreram cerca de trinta prisões da região metropolitana, incluindo Gravataí, Viamão e Esteio, e a comunidade se engajou para realizarmos este trabalho. E quando foi aventada a possibilidade de uma Decrab em SAP, a comunidade mais uma vez se engajou”.