A intensificação das chuvas que caem desde a madrugada de ontem (28/05), colocam em alerta a Defesa Civil e, evidentemente à todos.
Conforme o coordenador municipal da Defesa Civil, o índice de precipitação pluviométrica de ontem foi de 69,32 mm.
Já na manhã de hoje (29/05), está superando os 50 mm.
Na soma geral significa que este mês, em apenas dois dias, a média foi de 114,74 mm.
Em relação ao nível do rio do sinos, esta manhã já está em 4,20 metros, porém ainda não tendo saído do leito, como afirma Miguel Evair.
MONJOLO
Em Monjolo, de acordo com as informações, ainda dá passagem para veículos.
Em Evaristo a água passava sobre o leito da estrada na manhã de hoje, conforme imagens feitas na frente da Kalango.
ARROIO DO CARVALHO
A passagem molhada do Arroio do Carvalho, esclarece Miguel Evair, está interditada porque a água passa sobre o leito.
A alternativa é utilizar a estrada do Jacobi para quem quiser trafegar nos dois sentidos.
Segundo o vice-prefeito e Secretário das Obras, Trânsito e Segurança Marcelo Gaúcho, no contexto geral as estradas ainda continuam dando trânsito.
No entanto, tanto a Defesa Civil, como o Corpo de Bombeiro Militar e a Prefeitura Municipal, estão em alerta ante a possibilidade de que este quadro venha a se agravar.
Já na localidade de Baixa Grande, moradores se queixam nas redes sociais de que, mais uma vez faltam luz e água e apelam para que a CEEE Equatorial adote uma providência que coloquem um fim à esse problema que não é atual.
De outra parte, a intensificação da massa polar faz com que todos se previnam para se proteger do frio que já se faz sentir com intensidade.
ATUALIZAÇÕES
A Defesa Civil informa que os três arroios (Passo da Figueira, Passo dos Ramos e Pitangueiras), ainda estão dentro das respectivas calhas, não havendo, por enquanto, risco de transbordamento, o que se deve ao trabalho de desassoreamento feito pela prefeitura.
A estrada de Herval que vai ao Arroio do Carvalho também está interditada.