O objetivo da audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais, que tem o deputado estadual Joel Wilhelm (PP) como presidente, foi debater e encaminhar soluções para os problemas recorrentes da CEEE Equatorial: falta de energia elétrica e demora no restabelecimento. O requerimento foi proposto pelo próprio parlamentar. Os vereadores foram unânimes em reclamar sobre o serviço prestado e de que são cobrados pelos moradores e empresários da cidade: “Ficou muito claro que o serviço deixa a desejar. Os moradores não aguentam mais a falta de luz e, principalmente, a demora em retomar o serviço, especialmente na região rural. Eles ficam dias e dias sem luz. E ouvimos aqui ainda o relato de vereadores de Palmares do Sul e do Caraá com as mesmas queixas”, reforça o deputado Joel.
ONDE MELHORAR
A Comissão Especial das Empresas Concessionárias de Energia Elétrica, da qual o deputado Joel também faz parte, destacou no relatório pontos a serem melhorados: atuação preventiva de poda, trocar postes condenados, substituir estruturas e equipamentos, que podem vir a dar problema em curto e médio prazo, disponibilizar canais de acesso e comunicação com atendimento rápido, estabelecer critérios de qualificação dos seus funcionários e valorização profissional, ampliar e capacitar equipes que conheçam as regiões, entre outros pontos.
CEEE OUVE QUEIXAS
Por outro lado, a CEEE Equatorial enviou três representantes da empresa para ouvir as queixas, apresentar dados e soluções que podem ser adotadas para melhorar a prestação de serviço: “Foram investidos R$ 3,5 milhões entre 2021 e 2024 na subestação de Santo Antônio da Patrulha. Vamos resolver e aprimorar a questão da vegetação na rede, agora que estamos autorizados pelo Estado (Lei 16.201/24). E vamos melhorar a comunicação junto às comunidades. A expectativa é melhorar muito já em 2025, quando iremos investir R$ 5 milhões na rede elétrica de Santo Antônio”, destacou Giovani Francisco da Silva, relações públicas da CEEE Equatorial.
PRESENÇAS
Além da presença da comunidade, também estiveram presentes Marcelo Gaúcho, vice-prefeito de Santo Antônio da Patrulha, presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha, Sergio Airoldi (Canário), presidente da Câmara de Vereadores de Palmares do Sul, Ildom Sérgio Gil da Silva, os vereadores da Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha Ezequiel Peixoto, Gerusa Silveira, Diego Portal, Valtair Andrade, Valdir Silva, Tio Beto, Jacira Santos, André Selistre, Jorge Eloy de Oliveira, Antônio Vieira, e Ricardo Pires, vereador de Caraá, Fabiano Santos da Silva, relações institucionais da CEEE Equatorial, Giovani Francisco da Silva, consultora da CEEE Equatorial, Ivanise Brum, responsável técnico da CEEE Equatorial, Robinson, gerente de energia elétrica da AGERGS André Bianchi, e Andréia Peixoto dos Santos, presidente da da ACISAP.