Servidora de carreira da prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, Cleia Airoldi foi convidada pelo prefeito Rodrigo Massulo e seu vice Marcelo Gaúcho para permanecer na Secretaria da Administração e Finanças. Ela fala para a FOLHA PATRULHENSE sobre esta distinção que lhe foi conferida:
“Mais uma vez um grande desafio, pois mesmo já tendo um pouco de experiência, por conta das duas gestões, cada ano surge algo novo que nos surpreende, sejam leis novas ou surpresas em nossa economia. Essa segunda então, tem sido mais recorrente frente aos intempéries que nosso Estado e Município tem sofrido.”
PROJETOS
Indagada sobre os projetos que pretende desenvolver, Cleia afirma que a Secretaria da Administração e Finanças – SEMAF, tem funções/atribuições que não podem sofrer muitas alterações. “Trata-se de uma secretaria meio, onde sem ela as demais não funcionam, pois nós que realizamos as licitações, a folha de pagamento, os empenhos, o controle orçamentário e financeiro, os pagamentos em gerais, as cobranças tributárias, as legislações municipais, enfim, muita área burocrática. Contudo, sempre temos intenções específicas de melhorias, sejam elas de infraestrutura, qualificação da equipe ou incentivos para arrecadação.”
IMPOSTOS
A arrecadação de impostos sempre tem sido um fator de destaque no contexto da administração municipal. “Como já mencionado, nos últimos anos, tanto nosso Estado quanto nossa cidade, principalmente por causa desses fenômenos da natureza, estamos com oscilações econômicas, e isso faz com que o cidadão tenha que escolher qual despesa/tributo será pago com prioridade, deixando os que demorarão mais tempo a serem cobrados, na sua maioria, como última opção. Em nosso município, é no IPTU que percebemos essa inadimplência de forma mais clara, algumas vezes o cidadão até realiza um parcelamento da dívida, mas paga algumas parcelas e volta a ficar inadimplente.”
FUNCIONALISMO EM DIA
O pagamento em dia dos funcionários públicos municipais tem sido uma prioridade. Cleia Airoldi afirma que “graças a um bom controle de nosso caixa, desde que assumi a SEMAF, temos conseguido atender esse objetivo, já ocorreu, em algumas vezes, de termos que priorizar o saldo disponível, exclusivamente para esse fim específico, pois ocorreram certas situações de grande oscilação nos repasses federais e estaduais, sem falar na dificuldade de arrecadação própria. Temos uma equipe de servidores excelentes, que executa a folha em tempo hábil (para pagarmos até o último dia útil do mês), outros auxiliam muito no controle de caixa, mantendo as conciliações e saldos bancários em dia, permitindo um controle mais real possível. Inclusive, acompanhando junto comigo, no mínimo, semanalmente, as previsões de arrecadação.”
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Por fim, a secretária Cleia Airoldi afirma estar muito feliz e grata, pela confiança nela depositada novamente, pelo prefeito Massulo e pelo seu vice-prefeito, Gaúcho. “Além disso, ressalto que um secretário não tem êxito sozinho, depende muito da qualificação e dedicação da sua equipe e eu, só tenho a agradecer a minha, sempre solícitos, esforçados, competentes e responsáveis. Precisamos respeitar nossos servidores e tratá-los com empatia, até para que possamos cobrá-los quando necessário.”